segunda-feira, 13 de julho de 2009

Pão da Avó Marta

Depois de um fim-de-semana com os planos todos furados, eis que chega mais uma segunda-feira. A parte boa é que para a semana vou de férias!!!
Como não houve concerto para ninguém aproveitamos e fomos visitar a minha avó e levei o K. a conhecer o interior e a sede do Concelho de Cabeceiras de Basto. Um dia tenho de vos mostrar este cantinho de Portugal. Embora seja desconhecido da maioria é um concelho com umas paisagens maravilhosas que nos fazem bem ao corpo e à alma!!
Apeteceu-me partilhar isto com vocês :)

Desde que a MFP passou a fazer parte do nosso agregado familiar não tem tido descanso. Ainda não me aventurei por coisas complicadas, quero primeiro conhecer a MFP, os truques para obter um pão mais fofo e tal e só depois me aventurarei pelo mundo da indústria panificadora!

Esta receita é mais famosa que os tremoços no mundo da blogosfera, acho que a receita original é daqui (verdadeira neta da Avó Marta!).
É realmente um pão simples, fácil, saboroso e que não tem nada que enganar para quem está a começar nestas andanças!

Vamos à receita?


Ingredientes:
400 mL de água
20 g de sal
700 g de farinha tipo 65
1 saqueta de fermento 4.6gr Vanhiné (usei meia de Fermipan)
1 colher de sopa de mel (acrescentei eu para as senhoras donas leveduras trabalharem melhor! As coisas que eu já sei!!!)

Preparação:
Certifique-se que todos os ingredientes estão à temperatura ambiente antes de começar.
Peneire a farinha e vá colocando os ingredientes na cuba pela ordem acima apresentada.
Programe o menu para 1: base; veja também a cor desejada (mais ou menos tostado) e a quantidade (neste caso 1kg).
Depois veja a que horas quer o pão pronto e programe as horas.

Como estou decidida a ser uma padeira como deve ser, comprei este fim-de-semana um livrinho para aprender a fazer pão. "Aprender a Fazer Pão" da Larousse. Parece ter umas receitas bem apetitosas!! Tenho de ganhar coragem para fazer pãozito mais arrojado!

7 comentários:

ELISABETH disse...

oh ana ta bem fixe ;olha para semana ja ai estou se Deus kiser e tamos a pensar visitar o MINHO ...ainda nos vamos encontra por ai:)))hihi
Bjokas minhotas

Romy Almeida disse...

Ficou bastante fofinho o teu pão... eu adoro fazê-lo para torradas :-)
Fica muito bom :-D

Bjokas**

Smsn-artes e ideias disse...

olá:)))

eu quero a fatia de pão que ja tem a fatia do queijo!!!!:)) he he he he he

ameixa seca disse...

Aiii, esta vida não dá netos. Nunca mais chego a avó :)
Cuidado com o livro da Larousse e a quantidade de líquidos que pedem. Eu tive que adaptar as receitas. Podes ver lá no meu blog.
Este pão ficou perfeito, bela padeira estás a sair ;)

sarafelix disse...

Mais algumas boas dicas para moi! :) Vou estando atenta aos teus desenvolvimentos... ;)

a Trofa tem cozinheira disse...

nao venho ca falar do teu pao, popis esse tem um aspecto fantastico!!!

venho te perguntar se és de cabeceiras de basto??!!! é que os meus avos sao de lá!!!! LOL

e os meus pais tb!!! Omeu pai é de cabeçeiras de basto, Pedraça e a minha mãe de Vila Nune, conheçes??
lol!!

e nos estamos perto....Braga é já aqui..... :*

Pseudo Jardineira disse...

Olá!
Eu cá sou Transmontana de gema, só moro fora quando a profissão me obriga eheheh
O pão que a sogra me trouxe acabou por isso vou fazer um pãozinho que os amigos já mo andam a cobrar há algum tempo.
O único defeito que coloco a estas máquinas é a falta do sabor a forno de lenha :) se inventarem uma máquina que dá esse saborzinho, já nem a sogra me precisa de trazer pão que sou eu que vou cozer para ela eheheh