segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Bolo de Iogurte (sem óleo)

Hoje não tenho nada para vos contar, mas trago-vos um bolinho de iogurte. Mais um que encaixa na perfeição na categoria do super-fácil e super-bom!

Toda a gente sabe fazer bolo de iogurte e é quase sempre a iniciação na arte de fazer bolos, por ser hiper fácil de fazer. Também eu comecei por aí. Não sei se foi o primeiro, mas sei que foi no início da minha incursão pelo mundo da pastelaria.

Não sei ao certo que idade tinha quando comecei a fazer bolos, mas a coisa tornou-se mais séria quando fiz 12 anos e o meu Padrinho me deu uma bateira Jocel que ate tinha taça incorporada!! Na altura aquilo era um mundo para mim!!! Durou anos e anos até que um dia avariou…se ainda existisse tinha agora 16 anos. Já não tenho a batedeira em si, mas ainda guardo a taça e o suporte…

Mas voltando ao bolo de iogurte…deixei de fazer porque levava óleo e como já disse várias vezes eu e o óleo nos bolos não nos damos muito bem (já sei que existe um gigantesco mundo de óleos para além do Fula…).

Mas será que o bolo de iogurte tem obrigatoriamente de levar óleo??? A resposta é não :)
Não inventei nada de novo até porque deve andar por aí uma quantidade elevada de gente que teve a mesma ideia luminosa que eu: substituir o óleo por outro iogurte!

Vamos à receita?

Ingredientes:
(a medida é o copo de iogurte)
5 ovos
2 medidas de açúcar
2 iogurtes (usei um natural que estava fora de prazo…chui não digam a ninguém…e usei um de Côco, porque para mim bolo de iogurte que é bolo de iogurte tem de ser com iogurte de côco, foi assim que a minha mãe me ensinou e eu sou uma filha muito obediente…ou nem por isso :p)
3 medidas de farinha
1 colher de sobremesa de fermento

Preparação:
Junta-se tudo ao molho e fé em Deus, pela ordem indicada, e bate-se bem batidinho.
Vai a cozer em forma untada e polvilhada a 180ºC até estar cozido (+-40 minutos, mas façam o teste do palito, pode ser?)

Fica um bolo MARAVILHOSO com uma textura tipo queijada mas mais esburacada :)

15 comentários:

Smsn-artes e ideias disse...

fica muito bom!!!

tb ja fiz e publiquei uma receita do bolo de iogurte sem oleo e outro sem oleo e com maça. fica mesmo muito bom!!

smsn.artes

Abelha Maia disse...

Muito bom, tb já fiz sem óleo, mas pareceu-me que não tinha ficado tão fofinho, mas tb nãoadicionei outro iogurte.
Obrigado pela partilha.
bjsss

Elisabete disse...

Ficou bem bonito o teu bolinho de iogurte.
Eu cansei deste bolinho, precisamente poruqe se comia muitas vezes e porque levava óleo.
Adoro estas receitas sem o tal do óleo e este deve ficar bem delicioso, principalmente com o iogurte de côco.

a Trofa tem cozinheira disse...

que delicia de bolo!

luarte disse...

Ana,
eu simplesmente nõ tenho nem compro óleo cá para casa. Sou anti-óleo, seja de que qualidade for.
Bolo de iogurte sem óleo, nunca comi,mas se dizem que fica bom, nada como experimentar :)
Boas ideias são sempre bem-vindas :)

Anónimo disse...

Faço pouco os bolos de iogurte, mas agrada-me esta receita sem óleo, muito mais saudável e fica lindíssimo na mesma! :)

ameixa seca disse...

Eu devo ser das poucas que nunca fez bolo de iogurte. Faço bolos com iogurte e adoro, já comi bolos de iogurte mas quem se iniciou cá em casa com esse bolinho foi o meu irmão mais velho :) Eu já fui por outros caminhos he he
Por falar em mãe, como vai a condução?
:)

Romy Almeida disse...

Adoro esse bolinho mas confesso que me custa muito fazê-lo com o óleo. A tua receita veio dar-me alento para fazê-lo mais vezes eheh

Obrigada pela dica ;-)

Bjokas***

Clau disse...

Olá,passei por aqui e achei essa receita maravilhosa.Adoro bolos,mas o óleo sempre é problema,obrigada pela dica.Um abraço.

»¤Þ䵣䤫 disse...

sem oleo... nossa adorei...
axo q fika menos engordante, rsrs...
assim q der um tempinho faça uma visita em

http://www.paulacavequia.blogspot.com

lá vc irá encontrar deliciosas receitas, não deixe de participar, gostaria mto de lhe ter como membro no meu blog... dê sua sugestão, critica, opinião...

GreyScale disse...

Sem óleo ....bem melhor, faz menos mal!

Missy disse...

nunca fiz sem o óleo, mas hei-de experimentar.

bjka

Ana Rita disse...

Muito bom. Gosto muito de bolo de iogurte :)

Beijinhos doces

moranguita disse...

a minha receita de bolo de iogurte que faço desde pequena leva leite em vez do óleo.e fica uma maravilha.
resta lindo o teu.
beijinhos

Narcolepsia disse...

Olá, vim agradecer pelo elogios ao Simão e Jacinto, no blogue da Sara. os teus meninos são muito lindos. O Afonso é um espectáculo. Não vou ficar mais no teu blogue por hoje porque estou com fome e estão aqui coisas deliciosas que já me babo. eheh

Beijinhos