sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Bolo de cenoura e noz

Lembram-se de eu ter dito que para gastar ovos fiz 2 bolos? Ora aqui está o segundo!

Tinha em casa muitas nozes a precisar de uso, mas admito que, embora goste muito de nozes, acho os bolos sempre demasiado fortes. Não sei porquê lembrei-me que se calhar nozes e cenoura seria uma boa combinação (ou melhor, até sei...tinha comprado 2 kg de cenouras Portuguesas maravilhosas que me enchiam um “bocadinho” o frigorifico).

Fiz uma rápida pesquisa na net e ao encontrar várias receitas de bolos de cenouras apercebi-me que não era assim uma ideia tão luminosa…afinal é uma combinação recorrente, testada e aprovada :)
Mas as receitas que encontrei tinham todas o mesmo problema: levavam óleo.

Já aqui referi várias vezes que não faço bolos com óleo, seja ele qual for. Não gosto e estou no meu direito! Claro que não foi uma chávena de óleo que me fez desistir da ideia de fazer um bolo de cenoura e noz.
Lembrei-me então de uma receita base, que já tinha usado com outros sabores e decidi adaptá-la aos meus desejos. Bastou juntar noz e cenoura e saiu um bolo fantástico, com uma textura húmida devida à cenoura e uns deliciosos pedacinhos de noz a contrastar!
Uma receita a guardar e a repetir muitas vezes!

Vamos à receita?


Ingredientes:
4 ovos inteiros
2 chávenas de açúcar
2 colheres de sopa de margarina
1 pacote de natas
3 chávenas de farinha
100 g de nozes picadas grosseiramente
300 g de cenoura (passei na máquina de fazer sumos e utilizei o sumo e a polpa moída)

Preparação:
Juntar todos os ingredientes pela ordem indicada e....bater tudo bem batido!
Levar a cozer em forma untada e polvilhada, durante +- 40/45 min (fazer o teste do palito) a 180º C.

Fácil não é?

Em defesa da minha honra e do meu colesterol, nós não comemos sozinhos os bolos que se fazem lá por casa! Se assim fosse rebolávamos em vez de andar!!
Eu faço os bolos e cerca de 2/3 vai comigo para o trabalho e partilho com as minhas colegas (e às vezes até com os clientes :p )!!

10 comentários:

Paulinha disse...

Que belo bolinho.
Adorei a combinação da cenoura com a noz, deve ter ficado muito bom.
Vou levar a receita comigo.

Bjitos e bom fds

Tuquinha disse...

Pois eu ainda te digo mais: todos os bolos e doces que faço são práticamente todos para oferecer...raramente como....mas adoro fazer e mesmo assim o meu "colistirol" é uma desgraceira...
O teu bolicório está delicioso...
beijos e bfs

Rosa Maria disse...

Adoro bolo de cenoura.Gostei muito do seu blog.Beijos.

ameixa seca disse...

Adoro bolos de cenoura e noz :)

moranguita disse...

e uma combinação que também gosto.
ai tenho de te ir visitar num dos dias de bolinho hehe
beijinhos

Sa disse...

Em relação ao peso quanto leva de açucar e farinha?
A cenoura é crua? Maquina de fazer sumos, não conheço?
Dá para passar pela varinha mágica?

anabenfica disse...

De açucar sei que são 200 gramas, de farinha nunca pesei a chavena. Da próxima vou ver se não me esqueço, mas se ajudar, a minha chávena cheia leva exactamente 200 mL de água.

A cenouro é crua. A máquina de fazer sumos é uma máquina que "rala" as frutas obtendo a um sumo concentrado à base de polpa. No caso da cenoura conseguimos sai o sumo e fico a polpa finamente ralada no interior da máquina. Eu aproveito o sumo e a polpa.

Desde que tenho a máquina nunca mais cozi cenoura para bolos, porque usando a cenoura crua aproveita-se tudo, ou seja, não se perde nada para a água.
Outra vantagem é que, ao contrário da cenoura cozinha, não estamos a adicionar água (Absorvida durante a cozedura) à massa.

Este é ume xemplo de máquina: http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03840719&oid=9|83|49&c=1050147
A minha faz parte do meu robot de cozinha.

sa disse...

Eu tenho esta
http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03646548&oid=&c=

dá para fazer usando a parte da picadora?

Unknown disse...

Cenoura e noz, realmente parece ser uma bela combinação que vou levar cmg :)

Bjs

disse...

uauuu que cor linda que ficou este bolo!
fantástica memso