terça-feira, 7 de julho de 2009

Bolo de Claras, Chocolate e Côco

No Domingo o pai do K. fez anos, como ele gosta muito de pudins fiz-lhe um pudim francês e, para variar, também tive de fazer o bolo de aniversário (oh para mim toda chateada :p) e como não podia deixar de ser fiz um Colchão de Noiva (o raio do bolo é realmente muito muito bom!!)

Cá em casa pudim é sinónimo de claras sem destino. O desgraçado leva 11 gemas e eu fico sempre sem saber o que fazer às claras. Eu sei que há imensas receitas com claras mas para as fazer é preciso que alguém as coma (por exemplo, molotov e suspiros são muito usados para gastar claras mas nós não somos apreciadores).

Tenho visto em alguns blogs uns semi-frios que óptimos para gastar claras, mas é um tipo de doce que tem de se fazer para uma festa porque só para nós os 2 acaba por estragar (porque não é nada prático para levar para o trabalho). Além disso apetecia-me um bolo!

Fiz uma pesquisa rápida na net e encontrei várias receitas (todas muito semelhantes ao bolo que costumo improvisar com claras) mas apetecia-me algo…diferente! Foi então que encontrei esta receita que adaptei para o modo tradicional e para a minha quantidade de gemas.
Só vos posso dizer que o bolo é simplesmente DELICIOSO!! A combinação côco/chocolate é perfeita e a textura é magnífica: quase esponjoso, quase algodão! A repetir sem qualquer tipo de dúvidas!

Vamos à receita?

Ingredientes:
8 claras (usei 11)
200 gr de açúcar (usei 240)
60 gr de farinha Maisena (usei 85)
50 gr de farinha (usei 70)
1 colher (chá) de fermento
80 gr de margarina derretida
20 gr de chocolate em pó (usei 70 gr)
30 gr de côco ralado (usei 50 gr)

Preparação:
Bata as claras em castelo. Adicione o açúcar e bata novamente
Adicione a farinha, a maisena e o fermento e envolva delicadamente, sem bater, nas claras. Junte o chocolate, o coco e a manteiga derretida e envolva novamente.

Colocar em forma untada e polvilhada e levar ao forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 40 minutos.


Pode não ser o bolo mais bonito do mundo mas é simplesmente bom!!

9 comentários:

Isabel Salvador disse...

ficou muito bonito amiga,adoreiiiiiiii,jinhosss

Maria Maia disse...

Pois ficou muito bonito, e como eu já li no site de culinária de entendidos na materia, muitas coisas que são fotografadas todos lindas xpto, levam produtos quimicos para dar uma certa cor e brilho, etc, e vão diretas para o lixo.
Deve ser mesmo muito bom, parabens.
bjsss

Marta Cunha disse...

Sim, o aspecto conta um bocadinho, mas o sabor é sempre mais importante! E este bolo parece-me muito bom mesmo e o mais engraçado é que não leva gemas! Beijocas grandes.

ELISABETH disse...

POIS EU ACHO KE VOU EXPERIMENTAR E DE TODA A MANEIRA EU NAO O AXEI NADA FEIO...E O KE INTERESSA 2 SABER BEM:)))
bjokas de claras e coco com chocolate

Natália Eleutério disse...

Deve ser delicioso, já experimentaste congelar as claras????, bjs.

Marisa disse...

Acabei de ficar com água na boca....
Jinhua

sarafelix disse...

Que aspecto delicioso... Que fome! :P

Andreia disse...

Chocolate e coco, só pode ficar bom! Nunca experimentei fazer um bolo só com claras mas parece ficar muito bom.

Bjinhos
Andreia

Luciana Macêdo disse...

Bolo aqui em casa não falta,então já me interessei pela receita. Agora sabendo que é uma opção para aproveitar as claras que acabam seperdendo,achei ainda melhor.
Bjs!