terça-feira, 28 de julho de 2009

Voltei :)

As férias foram óptimas, para tal basta serem férias :)

Gostei da Madeira mas devo admitir que esperava mais da "Pérola do Atlântico". No entanto recomendo a viagem a toda a gente, se não for por mais nada, para conhecer este cantinho do nosso Portugal.

É sem dúvida uma ilha com paisagens fantásticas e muito diversificadas, mas o Funchal assemelha-se muito ao Algarve, muitos turistas estrangeiros e muita confusão.

Constatações Madeirenses:
- Os combustíveis são bem mais baratos o que também é compreensível porque naquelas estradas tão inclinadas só mesmo em 1ª ou 2ª e só Deus sabe como.

- A banana da Madeira é mais cara lá do que cá. Alguém tem uma explicação lógica?? Ainda ontem comprei banana da Madeira a 0,85€, lá vi à venda entre 1,39€ e 1,80€....

- Os táxis são amarelos e azuis.

- Tudo o que é Turismo é exageradamente caro....

Gastronomia Madeirense:
- Espada com banana. Uma surpresa muito agradável. O peixe espada é muito abundante por lá e está presente de várias maneiras.

- Espetada em pau de loureiro. Gostei muito também, mas é algo que se pode comer por cá.

- Bolo do Caco. De bolo não tem nada, é um pão mas é taaaaaaaaaaaaaaaaaao bom!! Comi imensos :) supostamente come-se com manteiga de alho e ervas mas como eu não sou apreciadora comia simples. Ainda trouxe 2 para o continente.

- Haveria ainda mais coisas a provar, desde mariscos aos doces com mel, mas como não sou fã de marisco nem de doces com mel, fiquei-me pelas coisas que tinha a certeza que gostaria.

Clima Madeirense:
Muito sol, algumas nuvens nas partes altas da ilha e uma temperatura excelente!!


E agora as fotos!!
Santana: uma aldeia na costa norte. Foi sem dúvida a maior desilusão de toda a viagem, para quem está à espera de uma aldeia tipica apanha uma grande desilusão. Há efectivamente 2 ou 3 casas tipicas na aldeia, mas estas que vos mostram foram "plantadas" no centro da aldeia para turista ver.

Porto da Cruz: uma pequena aldeia da costa norte que descobrimos por acaso! Adorei :) uma aldeia simpatica, bem conservada junto ao mar mas rodeada por um imponente conjunto de montanhas!

Cabo de São Lourenço: a ponta mais oriental da ilha. Foi aqui que chegaram pela primeira vez os navegadores Portugueses.
Um território deserto mas fascinante! Uma paisagem completamente diferente do resto da ilha


Piscinas Naturais de Porto Moniz: na ponta norte da ilha encontramos Porto Moniz, uma localidade simpática, famosa pelas suas piscinas naturais!


Pico do Areeiro: É a zona mais alta da ilha onde se chega de carro (cerca de 1800 metros). Mais alto ainda erga-se o pico Ruivo onde só se chega a pé. Daqui avista-se toda a ilha, para cá chegar atravessamos as nuvens e quando atingimos o topo a paisagem é de cortar a respiração!!


Machico: mesmo ao lado do aeroporto encontramos a cidade de Machico. Mais uma cidade simpática e bem cuidada, com a UNICA praia de areia branca de toda a Madeira (praia "artificial") muito concorrida pelos Madeirenses.


Jardim Botânico: um jardim muito agradável com muito para descobrir! Gostei bastante da visitar e recomendo! Rico em plantas mas também em aves tropicais. Além disso é um lugar fresquinho para fugir um pouco ao sol madeirense.


Curral das Freiras: Quando os piratas franceses chegaram o povo refugiou-se aqui, numa pequena aldeia escondida no fundo das montanhas. Da Eira do serrado (de onde foi tirada a foto) o povo podia controlar todos os movimentos (a foto aponta para a aldeia mas para o outro lado vê-se claramente o mar). Além disso era uma aldeia de muito difícil acesso, tornando-se muito fácil de defender.


Um dos muitos campos de bananeiras.


O nosso hotel e na nossa piscina do fim do dia.

Para quem quiser ir à Madeira recomendo vivamente o aluguer de um carro. Passem no Posto de Turismo e depois sigam o vosso instinto!!

18 comentários:

luarte disse...

Bom regresso :)
Gostei de ler a tua descrição detalhada da viagem :)
Eu nunca estive na Madeira. Não me importava nada de conhecer, mas os Açores têm-me puxado mais. Já lá estive duas vezes, em várias ilhas e venho sempre deslumbrada. Parece-me que é mais virgem e menos virado para o turismo, o que me atrai imenso. e se me dessem a escolher voltar aos Açores ou finalmente conhecer a Madeira, não sei não... mas ficava com sérias dúvidas a tender para os Açores :P
Mas sem dúvida que é óptimo mudar de ares, conhecer sítios bonitos e gozar o prazer da ausência de stress e trabalho.
Beijocas

Maria Maia disse...

Bem vinda.
Eu estive no Funchal 8 horas de passagem no meu cruzeiro, gostei, mas o funchal é mesmo uma confusão nesta altura, andei no teleférico e nuns autocarros turisticos e foi a camara dos lobos.
mas gostava de voltar, noutra altura de menos confusão.
Fotossss lindasss.
Tenho um desafio no meu blog para ti.
Noticias do Rogério???
bjsssssssssss

Missy disse...

Que lindas fotos que nos mostrastes !
eu nunca fui à madeira , mas gostaria.
Espero que voltes com a cabeça cheia de coisas bonitas e que tenhas descansado o suficiente.

bjka

ameixa seca disse...

Acho que quem tiver medo de alturas não deve apreciar muito a Madeira. O peixe espada com banana é uma referência que muitos fazem quando chegam da Madeira, deve ser mesmo bom :) Essa das bananas serem mais caras é o que acontece connosco quando vamos a Espanha. Os nossos produtos são mais baratos lá do que cá :)

Anabela disse...

tal como tu eu tambem fiquei desiludida com Santana,mas adorei Ponta do Sol...

Anabela disse...

tal como tu eu tambem fiquei desiludida com Santana,mas adorei Ponta do Sol...

Me disse...

Welcome back!

Ainda não estive na Madeira, apenas nos Açores. E muito, por culpa desse receio, o de vir desiludida! Os Açores assombraram-me de tal forma, não só pela beleza, mas principalmente pelo estado selvagem dessa beleza, que me assusta encontrar um sítio que tem em toda a flor o dedito humano...

Bisouxxx

Smsn-artes e ideias disse...

lindas imagens!!!

bjkas

Marisa disse...

Ai nina
Que inveja (das boas claro)
Amei :)
Jinhus

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Vizinha..bom regresso..
esta tua foto reportagem está demais.. apesar de tudo parece ser uma ilha com sitios muito bonitos..
beijinhos

Ana Rita disse...

Seja Bem Vinda!!

Bem, essas fotos deixaram-me de boca aberta. São simplesmente magnificas.
Já há uns anos que ando a pensar em ir à Madeira, mas ainda não vai ser este verão. Desta vez vou para Porto Santos, talvez para o ano o destino seja Funchal.

Bjs

anabenfica disse...

Luarte - Eu queria tanto ir aos Açores, mas tanto tanto...a Madeira foi uma escolha económica mas para o ano está mais que decidido: AÇORES!!

Abelha Maia - O Funchal é realmente muito turistico. O Rogério está optimo, vai agora ser castrado.

Missy - Bem que preciso de inspiração :)

Abelha Maia - Madeira e vertigens não combinam definitivamente!! Até eu não me senti bem em alguns locais

Anabela - Santana é mais um "embuste" que outra coisa... :( Não chegamos a ir à Ponta do Sol.

Me - Ir à Madeira aumentou ainda mais a minha vontade de ir aos Açores. É um sonho que tenho há muito tempo.

Sms.n, Marisa e Docinhos - A Madeira tem realmente paisagens muito bonitas, isso não posso negar!

Titó - não chegamos a ir a Porto Santo. As viagens ainda eram carotas

moranguita disse...

bem mas que viagem fantástica.
e um dos meus sonhos ir ate a madeira e espero um dia realizar este sonho.
so de ver estas fotos ja estou maravilhada
bom regresso ao trabalho agora eu estou de partida ate daqui a uma semanita:-)
beijocas

Ana Rita disse...

Deixei-te um miminho no meu blog, passa por ´lá.

Bjs e resto de bom fim de semana

analuciana disse...

Acabei de chegar de lá, foi a nossa 2ª vez na Madeira, e estou certa de que não será a última!
Adoro tudo lá! Não me importava nada de lá viver 1 ano ou 2!! Mas sei que depois já não quereria regressar!

Patanisca disse...

Olá.

Também estive na Madeira há poucos anos e adorei. Acho que realmente abusam um pouco nos preços e uma viagem à Madeira pode ficar tão (ou mais) cara do que uma viagem às Caraíbas, o que não tem lógica nenhuma pois a Madeira é aqui ao lado! Mesmo assim, vale bem a pena visitar as casinhas típicas, visitar o mercado que é espectacular e provar as delícias da gastronomia madeirense :)

Agora mundando de assunto: o teu robot tem cortador de massa fresca? Deve ser o máximo! Não sabia que isso existia.

Beijinhos

Patanisca disse...

Em resposta ao teu comentário... se é da Krups deve ser bom de certeza!A minha é das tradicionais, da marca Marcato. Cá em casa o tagliatelli é o corte que uso mais na minha nova maquineta. A parte lisa (para placas de lasanha e raviolis) também é muito útil. Beijinhos.

disse...

Também já fui à madeira ainda em tempos de escola...
essa das piscinas naturais desconhecia completamente! mas adorei saber...