quarta-feira, 1 de julho de 2009

Desastre Culinário n.º 1

Andava eu toda contente com os meus belos pães da MFP, toda orgulhosa por terem saído sempre comestíveis até que…o inevitável desastre aconteceu!


A parte positiva é que consegui entender os “porquês” de tal acontecimento:

- Usei o fermento Vahine em vez do fermento fresco (eu sei que o Fermipan é melhor mas não encontro em lado nenhum!)
- Não coloquei açúcar para ajudar as senhoras leveduras a fazer o trabalhinho delas (num destes dias dei por mim a pensar nas pobres das leveduras…elas morrem assadas…para todos os efeitos são seres vivos…)
- E a maior de todas as falhas, não coloquei sal…

Mas no meio de tudo isto o pão até é saboroso (com muita planta à mistura para disfarçar a falta de sal!). O meu objectivo inicial era fazer um pãozito de mistura com várias farinhas, para não me armar em carapau de corrida não me pus a inventar e decidi copiar esta receita da Alcina.
Como tenho a certeza que o pão é excelente logo vou repetir corrigindo os erros.
(embora a receita não fale de sal é uma coisa óbvia...mas têm de me dar um desconte, fui fazer o pão já passava da meia noite...)


Agora, minhas amigas e mestras padeiras, preciso da vossa ajuda…
Eu queria experimentar o famoso Fermipan, onde o posso encontrar aqui (no fim do mundo, também conhecido como Oliveira de Azeméis e arredores) não encontro, já tentei no Continente, no Pingo Doce, no Lidl e no Feira Nova…nenhum tinha.
Ontem passei no Lidl em busca das famosas farinhas do Lidl e simplesmente não encontrei. Onde é que elas estão??
Comprei no PD uma farinha da Nacional (7 cereais acho eu). É muito boa e proporcionalmente muito cara. Se eu juntar 50% de farinha de trigo + 50% de farinha 7 cereais a coisa correrá bem? Será necessário acrescentar mais fermento?
Acho que por agora é tudo…

13 comentários:

Me disse...

Ana querida, acontece às melhores ;)

Andas quase a convencer-me a comprar uma MFP também!

Bisouxxx

Unknown disse...

Olá cozinheira! Quanto a farinhas, passa no Modelo ou no Continente que eles têm farinhas próprias para a máquina da marca Continente.
Quanto ao fermento, vê no Intermarché ( já o vi lá à venda!) Vais ver que ainda encontras o fermento aqui no centro do mundo:-) Senão tens sempre o El Corte Inglês em Gaia!
Bjcas
AnaIsa

Maria Maia disse...

Eu só usei uma vez o que tu usastes e não gostei, só uso fermipam, compro no Intermaché, e quando não consigo compro o da Ramazzotti, e fermento fresco, mas nunca coloco um cubo inteiro, apesar de lá dizer que é para um pão de 500 gr porque pela experiencia, o pão cresce em demasia, ás vezes bate na tampa e não coze em condições, ou fica a saber a fermento.
Continua que consegues lá chegar.
bjsss, um especial ao Rogério

anabenfica disse...

AnaIsa,
É um fim-do-mundo querido, porque sou muito feliz aqui :)
Vou passar no Intermarché, por acaso não tenho muito o hábito de ir lá!

Abelha Maia,
Eu queria ter comprado o Fermipan, mas como não encontrei comprei o Vahine, mas hoje vou passar no Intermarché. Quanto ao fresco, só usei uma vez e realmente fica o sabor...

Marta Cunha disse...

Dias melhores virão!!!
Em relação a esses pormenores não te posso ajudar, com muita pena minha, porque ainda não me aventurei nessas artes... Em relação ao fim do mundo, Tomar é um desses sítios ou então sou muito dah...

ELISABETH disse...

olha ANa nao fikes triste ...eu andei 34 anos a espera de fazer um bolo simples e so agora consegui.
bjokas de pao

ameixa seca disse...

Eu uso sempre o fermento fresco porque tive más experiências com o vahiné! O meu pão nunca fica a saber a fermento. O ramazzoti encontras no Modelo ou Continente e, a meu ver, é dos melhores que andam por aí :)

Mary disse...

Ana,
Continua a tentar,que consegues,eu não tenho MFP, mas quando faço pão na bimby, uso fermento fresco do PD ou esse ,Fermipan, tb já tenho usado o da vahiné,não me tem corrido mal.


bjs

Missy disse...

isto pode acontecer a qualquer uma !
já fiz também pão com várias misturas de farinha e ficou muito bom e só lhe coloquei 20 gr de fermento fresco.

bjka

Elvira disse...

De maneira geral, não gosto dos pães feitos na MFP.

Todavia, persista, pois parece que muitas blogueiras conseguem pães bastante bons. Acho que é mesmo uma questão de treino com a maquineta.

Força! :-)

Bjs.

Romy Almeida disse...

Quando não tenho o Fermipan uso o da Ramazotti pois à falta de melhor sempre é aquele que mais próximo está do outro.
Tb costumo usar o fermento fresco mas queres deixar a máquina programada convém usar o seco.

Quando misturo as farinhas com fermento com as ditas normais, acrescento somente 1 c. chá de fermento e tenho-me dado bem.

Bons cozinhados***

Unknown disse...

Desastres culinários acontecem às melhores cozinheiras eheheh e é assim mesmo que nos vamos aperfeiçoando. Quando me ofereceram a MFP aquilo era um bicho de sete cabeças e o filhote Telmo é que se lançava à aventura de padeiro... agora já vou dominando a coisa mas de volta e meia lá há uma receita ou uma invenção que não corre bem.
Eu tanto uso vahiné, fermipan ou fresco e encomtro-os sempre no Continente. Nunca experimentei o ramazotti.

beijocas***

Unknown disse...

Olá querida!
Quando eu e meu esposo estivemos aí em Portugal compramos essa maravilhosa farinha da Nacional, mas infelizmente aqui no Brasil não tem de jeito nenhum. Acho que comprei por 1,80 euros e até achei um ótimo preço.
O fermipan é perfeito para pães, espero que você encontre o mais rápido possível!

Grande beijo e ótima semana