quarta-feira, 15 de julho de 2009

Pão vitale aldrabado

A minha experiência (ou falta dela) na indústria panificadora leva-me ainda por experiências muito simples mas seguras: as farinhas prêt-à-porter.

Como o K. sempre gostou de pão de cereais, esta farinha da Nacional marcou presença cá em casa desde a abertura da padaria. Comecei por usá-la como vem no pacote mas o pão, embora fosse muito bom, ficava um pouco “massudo” e como que mal cozido não se aguentando como seria desejável no segundo dia. Além disso esta farinha não é propriamente barata…


Foi então que, depois de investigar sobre a proporção ideal farinha/água, decidi misturar esta farinha kitada com a farinha normal para atingir 2 objectivos: reduzir o preço do pão e aumentar a “fofisse” e longevidade do tijolo…perdão…pão.

E assim foi. Juntei 400 mL de água + 350 g de farinha Vitale + 350 grs de farinha de trigo tipo 55 (na realidade não é bem 50/50, ponho sempre menos de farinha vital e mais de farinha T55 para que um pacote de 1kg de farinha Vital chegue para 3 pães).

Não é necessário adicionar mais nada, a massa leveda muito bem só com o fermento da farinha Vitale e a quantidade de sal também já é suficiente (não fica um pão tão “salgado” como o de padaria, cá em casa achamos que é mais que suficiente, até porque o acompanhamento complementa a “falta” de sal).

Deixo a maquineta preparada, programa 1, quantidade 2, cor média e ao acordar tenho um belíssimo tijolo acabadinho de fazer à espera de ser barrado com Planta!
Esta mistura resulta sem dúvida no melhor pão que fiz nesta minha curta experiência panificadora e tem sido o eleito para o dia-a-dia (e assim não corro o risco de ter um desastre culinário logo pela manhã e ficar sem pão para o pequeno almoço). Fica fofinho, muito sabororo (mais leve que o "original") e aguenta-se bem 3 dias (mais não sei porque nunca chegou a um 4º dia!)




E ainda os Depeche Mode...ontem fiquei a pensar no desgraçado do Martin L.Gore (o fulatino dos doentes horripilentos que canta a música do post anterior) e, para que não ficassem com má imagem do home, mostro-vos como a idade faz bem às pessoas!! (Ameixa, já não precisas de lhe cortar o cabelo!!)

Quanto aos dentes, parece que o homem fez um tratamento e que arranjou os dentes mas acreditam que não consegui encontrar nenhuma fotos com os seus dentes novos??? De qualquer maneira acho que dá para perceber, através do volume na zona dos maxilares e saliência dos lábios, que se passou qualquer coisita nos dentes.

6 comentários:

a Trofa tem cozinheira disse...

Vá...se te contar nao acreditas!!!
Acreditas tu que tb achava isso um tijolo?! e cmeçei a fazer isso!! e nao é q é muito melhor!!! lOL

ah pois é!!!

BEIJOKAS fartei-me de rir com este post! bem haja pa ti!

ameixa seca disse...

Eu nunca me dei bem com essas farinhas, gosto de trabalhar com o fermento de padeiro e habituei-me bem :)
Olha, digo-te que o cabelo continua piroso, aquela cor oxigenada com a raíz preta não dá com nada. Mas fico feliz por ver que a idade melhora as pessoas. Eu tenho esperança de ficar cada vez mais melhor boa he he

Me disse...

Vais conseguir convencer-me... (a comprar a MFP) ;)

Bisouxxx

Marta Cunha disse...

Que belo pãozinho! Está a correr bem a experiência... Beijos

Cininha disse...

Também gosto dessas farinhas e cá em casa os pacotes dão para 4 pães, que crescem bem na mesmo :-)
bjs

Anabela disse...

Ola Anabela,andava a passear pelos blogs e descobri o teu,gostei,ja sou tua seguidora e gostei de ler que adoras Braga,eu sou de braga,és de ca?Bjs