sexta-feira, 17 de julho de 2009

Tarte de Limão e Amêndoa e mais um motivo de orgulho Bracarense!!

Eu gosto de ir às compras com uma lista...quando não vou podem acontecer várias coisas:

a) Trazer produtos que não me fazem falta nenhuma mas que quando os vejo na prateleira acho sempre que um dia me vão fazer muiiita falta por isso é melhor levar (situação mais frequente);

b) Esquecer-me de algo que era mesmo mesmo mesmo mesmo mesmo muito importante (muitas vezes esqueço-me do produto que me fez deslocar ao supermercado;

c) Comprar coisas que já tenho em casa mas que no momento da comprar tenho a certeza absoluta que já acabou ou que não tenho.

Para resolver a situação a) mando o K. ir às compras (admito...mesmo com lista em papel trago sempre mais qualquer coisita extra). Se lhe disser para trazer cenouras e iogurtes ele traz efectivamente cenouras e iogurtes, se lá for eu trago cenouras e iogurtes, os pêssegos que estavam em promoção, uma caixinha de bacon que pode fazer falta e por aí fora...
Esta táctica é usada no dia-a-dia, quando só preciso mesmo de um ou outro produto.
(por exemplo, ontem fui ao super comprar uma base de pizza para "kitar" em casa. O objectivo era trazer a pizza e queijo ralado. Saí de lá com pizza, queijo, cogumelos, fiambre, uvas, pêssegos, meloa, cenouras, pimentos e tomates...e mais umas coisas que agora não me lembro.)

Para resolver a situação b) volto ao supermercado.

Para resolver a situação c) faço doces/salgados sem destino....

Foi por causa de uma situação c) que fui acumulando em casa embalagens de massa quebrada para as quais não tinha absolutamente nada destinado. Ontem atingia o prazo de validade a última das massas e eu não tinha ideia nenhuma do que fazer com ela porque, já tinha gasto o meu reportório de doces com massa quebrada (e além disso cheguei tardíssimo a casa e não estava com vontade nenhuma de ficar horas na cozinha).
Queria mesmo algo muito simples e de preferência que levasse ovos (estou tão feliz!! Agora só tenho 3 dúzias em casa, porque no Domingo fui muito forte e só trouxe 1,5 dúzias da minha mãe!).

Lembrei-me então desta receita da Moranguita, que me ficou no olho por levar 2 coisas que aprecio e muito: limão e amêndoa. Meti mãos à obra (em vez de fazer a massa caseira usei a de compra) e saiu uma belíssima tarte com um forte sabor a limão muito bem combinado com a amêndoa.
Ficou baixinha (será a minha tarteira grande de mais para a receita?!?) mas, a meu ver, na proporção ideal não se tornando nada enjoativa. Fiquei muito contente com o resultado e é sem dúvida uma receita a repetir e para guardar no meu livrinho das receitas boas :) para a próxima faço também a massa.

Vamos à receita?

Ingredientes:
Massa (não fiz, usei uma embalagem de massa quebrada de compra)
250g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento
125g de manteiga75g de açúcar
1 ovo

Recheio
2 colheres de sopa de farinha de trigo
200g de açúcar
sumo e raspa de 1 limão
4 ovos
100g de amêndoa laminada

Preparação:
Massa
Amassa-se a margarina com o açúcar. Junta-se o ovo e volta a amassar. Adicione a farinha e o fermento, amasse de novo.
Forme uma bola e deixe repousar a massa 30 minutos.
Estenda a massa numa bancada e forre depois a tarteira e pique o fundo com um garfo.

Recheio
Junte a farinha com o açúcar e junte os ovos, bata tudo.
Junte então o sumo e raspa de limão e mexa bem.
Coloque o preparado do recheio no interior, e polvilhe com a amêndoa, com cuidado para a amêndoa não afundar. Leve a cozer a forno médio (cerca de meia hora) tendo o cuidado de não deixar queimar a amêndoa (se necessário coloque uma folha de papel de alumínio).
No final pode polvilhar com açúcar em pó.



Eu sei que o post já vai grande mas não podia deixar de vos demonstrar o meu orgulho Bracarense na inauguração do Laboratório Ibérico de Nanotecnologia (INL). Hoje vão andar a passear pela mais bela cidade de Portugal e arredores o Presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, o Rei de Espanha, Juan Carlos, e os primeiros-ministros português, José Sócrates, e espanhol, José Luis Zapatero!
Grandes cidades, grandes obras!!

Aqui há uns anos,e não são assim tantos, quando sonhava com uma carreira de investigadora na área da química, este acontecimento teria sido a realização de um sonho! Como diria o nosso Camões:

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.

A vida é impressionante não é?

14 comentários:

Cininha disse...

Olá Ana
Esse vicio das mulheres por compras é transversal, cá em casa é igualzinho, só que há coisas em que é ao contrário, o marido tem vicio de comprar fruta e legumes, logo estou sempre a deitar fora coisas estragadas!!!
A tarte ficou linda e o desafio, quando me conseguir organizar melhor eu vou responder.
bjs

Pseudo Jardineira disse...

Olá!
Aqui em casa somos os dois assim, imagina o caos!
Aliás, até prefiro ir sozinha às compras porque sempre gasto um menos do que se fossemos os dois.
Gostei da receita :) Parece ser apetitosa!

Marta Cunha disse...

Olá Ana!
A tua tarte está com óptimo aspecto. Fizeste bem experimentar. Eu prefiro andar ás compras sózinha, com uma lista na mala... mas sempre vem mais qualquer coisita...
Beijocas e bom fim-de-semana.

Anabela disse...

Eu tambem sou assim nas comprar,por isso mando o marido e olha que ele tras tudo certinho,tambem estou inchada pelo que aconteceu hoje na cidade,é um orgulho...,para setembro temos a 2ªinauguraçao de outro polo...,de que zona éras?

AD disse...

Braga é linda!!!!hehheheh

Bela tarte hummmm

luarte disse...

Nas compras só igualzinha a ti, sem tirar nem pôr. Não és dó tu que sofres desse mal ;)
A tarte tem um ar delicioso, achas que me podes enviar uma fatia por correio? É que eu não tenho muito gosto, nem jeito para fazer docinhos. Sou mais de salgados, mas essa não me parece nada enjoativa, muito pelo contrário :)

luarte disse...

*nas compras sou igual...
*Não és só tu...
Perdão mas tenho o teclado todo marado... :P

ameixa seca disse...

Bela tarte, deve ficar muito boa mesmo :)

Smsn-artes e ideias disse...

a tarte ficou com excelente aspecto!!

smsn.artes

♥ mesa para 4 disse...

Eu tb me acontece exactamente o mesmo hehe e que rica limpeza no frigorifico ;-) e viva BRAGA!!! uma das minhas cidades preferidas, pena que fique tão longe snif, snif

AD disse...

Eu nem tinha reparado no nespressozinho aí ao lado da fatia de tarde....hummm....ouro sobre azul :)

moranguita disse...

´ficou muito bonita a tua tartinha. e uma delicia nao e?
eu adorei tambem.
beijinhos

a Trofa tem cozinheira disse...

fogo....hoje so vejo coisas boas!! q aspecto!!! tenho aqui cafe...so me faltava mesmo essa fatia....
esta linda e essa vou fazer!

disse...

mas que maravilha de tarte... está de facto muito bonita!