sexta-feira, 3 de julho de 2009

Cogumelos Shitake

Cá em casa gostamos muito de cogumelos, é daquelas coisas que vai bem com quase tudo.
Costumo comprar cogumelos frescos que depois congelo (não sou muito fã de cogumelos enlatados). Os nossos favoritos são, sem qualquer sombra de dúvida os Portobello mas também se comem muito por cá os famosos Paris.

Num destes dias encontrei estes cogumelos Shitake à venda no Feira Nova e tive de os trazer para experimentar!

imagem retirada da net

Nunca tinha visto à venda, mas pelo que li são dos mais consumidos no mundo.
Quando os comprei pareciam cogumelos "normais"...mas não são. São extremamente fortes com um odor muito marcado. Com eles (e com mais amiguinhos) fiz um Risotto de cogumelos (já vos conto este meu quase desastre culinário) mas só usei um "cheirinho" porque fiquei com algum receio que fossem deixar um paladar muito acentuado.

Agora tenho uma embalagem praticamente inteira (congelei) e não sei o que fazer com ela? Sugestões?

P.S. Não tem nada a ver com cogumelos, mas alguém me diz onde posso encontrar glúten de trigo??

10 comentários:

luarte disse...

Eu também já desisti de comprar cogumelos enlatados. Prefiro os frescos ou congelados. São mais saudáveis. Aliás, ando a tentar banir, o mais possível, enlatados em geral.
Em relação a sugestões, porque não fazes uma saladinha com esses cogumelos a acompanhar um qualquer outro prato? Nestes dias até sabe bem fria ;) Em relação ao glúten, não sei mesmo onde o possas arranjar.
Beijinhos

amartins disse...

olá,

enviei mail com receita de pasta com cogumelos e nozes( Tagliolini panna funghi e noci)

Romy Almeida disse...

Ana... eu compro gluten de trigo na ervanária aqui da zona... mas tb já vi à venda no Intermarché.

Quanto aos cogumelos, desses nunca provei e não sabia que tinham um sabor assim tão forte.
Talvez o melhor seja;
consumi-los com moderação para te habituares ao sabor.
Eu tb não gostava nada de coentros e agora adoro. Foi isso mesmo que fiz e deu resultado, espero ter ajudado ;-)

Bjokas e bom fim de semana***

Unknown disse...

Sugiro um arroz de cogumelos, frito e bem soltinho, é uma delícia! E se eles têm um sabor intenso... hummm ;)

Sónia N. disse...

Gostei da dica de congelar os cogumelos fescos.

Deixei-te um desafio no meu blog.
Bjinho

ameixa seca disse...

Os meus favoritos continuam a ser os pleurotus :) Mas tudo que é cogumelo marcha cá em casa!

Cininha disse...

Adoro cogumelos em geral, ainda que esses nunca tenha comido, mas se tem sabor forte devem ser bons:-)

Unknown disse...

Aqui onde moro os cogumelos são caríssimos e tem de todos os tamanhos, mas ainda não experimentei esse aí.

Glúten de trigo eu até encontro com mais facilidade por aqui.

Grande beijo para você e ótima semana

analuciana disse...

Adoro esses shitake precisamte pelo sabor mais intenso, e por ter uma textura ligeiramente diferente.
Costumo cortá-los em quartos e saltear na frigideira com um pouco de azeite e alho picado.
Detesto cogumelos enlatados!

Anónimo disse...

Hot and sour soup, ou algo desse genero, procura por pratos de gastronomia chinesa, eu ando sempre a procurar esses cogumelos e nunca os encontro apenas secos na makro :X
Huuum chao min tambem fica bom, uma stir fry com noodles ou spaghetti fica delicioso improvisa :) sugestão corta em pedações (tiras) pequenas :)