terça-feira, 7 de julho de 2009

Tagliatelli com gambas e cogumelos

De volta aos tachos :)

Estes últimos dias tenho vivido atormentada com os cogumelos Shitake! :p
Tenho uma embalagem congelada e tenho de lhe dar um fim (fim = qualquer coisa comestível), mas aquele cheiro deixa-me algum receio…não sei como vos explicar, mas eles têm um cheiro realmente forte que chega mesmo a roçar o desagradável. Eu gosto muiiito de cogumelos, adoro os Portobello por serem fortes mas é um forte agradável e não um forte desagradável como os Shitake (não se riam mas aquilo a mim cheira-me a uma mistura de presunto com chulé…).

Obviamente que cheguei à conclusão que teria de os usar em quantidades reduzidas misturados com qualquer coisa e não “a solo”, para ir habituando o palato a tamanha iguaria.
Posto isto decidi introduzi-los numa massinha muito rápida e saborosa que de vez em quando aparece pela mesa cá de casa.

A receita foi-me dada pela E. quando eu ainda trabalhava no C. e é sem dúvida um prato muito agradável! Se calhar vocês até poriam natas ou queijo ao barulho, eu nestas coisas sou muito simplista e gosto da massita assim :)

Vamos à receita?


Ingredientes:
(para 3 pessoas)
8 a 9 “ninhos” de tagliatelli
3 dentes de alho
Azeite q.b.
1 raminho de tomilho
Sal e piripiri q.b.
½ copo de vinho branco
½ pacote de gambas (eu uso um pacote azul do PD, devem efectivamente ser gambas porque senão têm de ir buscar uma lupa para encontrar os pseudo-camarões no meio da massa! A quantidade também é relativa, quem gostar muito até pode por o pacote todo!)
Mistura de cogumelos frescos: Portobello, Paris. Shitake (usei ½ embalagem de Portobello, ½ embalagem de Paris e 5 cogumelos shitake)

Preparação:
Numa panela (suficientemente grande para depois acrescentar a massa) coloque o alho muito picadinho e o azeite, assim que começar a estalar coloque as gambas e deixe saltear.
Coloque os cogumelos, deixe por 1 minuto e depois regue com o vinho branco. Tempere com sal, piripiri e o tomilho e deixe cozinhar em lume brando. Rectifique os temperos se necessário.
Entretanto coza a massa em água e sal. Quando a massa estiver cozida junte-a ao preparado de cogumelos e gambas e deixe apurar durante 2 ou 3 minutos.
Sirva de imediato (se gostarem ponham lá para cima queijo ou coisa parecida!)

7 comentários:

Mary disse...

Que belo aspecto.deve estra delicioso,cá por acsa adormao massa.



bjs

Smsn-artes e ideias disse...

ficou com optimo aspecto!!!!!!!

bjkas

Maria Maia disse...

Ficou delicioso, cogumelos e massa é mesmo comigo.
bjss

amartins disse...

Tem um ar mesmo tentador!

ameixa seca disse...

Até me assustas com essa descrição dos Shitake he he Gostei da massinha :)

Marta Cunha disse...

Oh! Que massinha tão boa e eu que sou doida por massas! Então quando é que vamos aprender crochet? Beijocas grandes

a Trofa tem cozinheira disse...

Adoro Massa!!! Excelente receita!!!
Já agora aporveito para dar os parabens ao EXCELENTE blog, principalmente a parte dos animais!! Adorei! também adorei da curta visita q fiz tudo o que vi, vou ser seguidora!! PARABENS!

convido a visitar o meu!


BEIJOS da Trofa