sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Bolo de chocolate e cacau muito fofo

Para terminar uma semana tão divertida, trago-vos (mais) um maravilhoso bolo de chocolate!

E divertida porquê? Perguntam vocês.
Porque vou recheada de acontecimentos, vá lá digamos, que me fizeram esboçar vários sorrisos! Dos quais destaco, os socos e pontapés lá para os lados de Alvalade, e as escutas telefónicas ao corrupto mor que habita lá para os lados do Puorto carago. Foi mesmo divertido…já estamos todos carecas de saber o quão corrupto é esse ser, mas é sempre divertido quando aparecem provas.

Mas vamos lá falar do bolo.

Só tenho esta foto, que não mostra a fofisse do bolo. A vontade de o comer era tanta que não me pus com tretas nem nunca mais me lembrei de tirar fotos ao interior. Uma pessoa tem de definir prioridades na vida!

Para não variar, um destes dias deu-me uma vontade incontrolável de comer um bolo. Não sei se alguma de vocês padece desta doença, mas quando me apetece…tem mesmo mesmo de ser. E não há preguiça que vença esta vontade.

Desta vez apeteceu-me um bolo simples, sem cremes, de preferência “seco” ideal para acompanhar um chá ou uma chávena de cevada. Estive, sem exagero, uma tarde inteira (o K. pode confirmar) a decidir que bolo fazer…procurei em blogues, procurei em sites de culinária, em livros e em revistas, até que me cruzei com uma folha solta de uma Telenovelas antiga com um bolo que aparentemente correspondia a todas as minhas exigências e ainda por cima era de chocolate!
Foi o destino…e lá teve de ser.

O nome do bolo é comprido…mas é verdade. É efectivamente muito fofo, aliás, se se chamasse muito muito muito fofo não lhe ficaria nada mal!! É leve, extremamente saboroso em que o cacau se funde com o limão…
Posso-vos dizer que eu e o K. tratamos de metade do bolo de uma assentada!

Vamos à receita?

Ingredientes:
6 ovos
150 g de açúcar
80 g de manteiga
40 g de chocolate de culinária
1 limão
1 colher sopa de cacau em pó
130 g de farinha com fermento
Manteiga e farinha para untar e polvilhar

Preparação:
Bata as claras em castelo e reserve.
Bata as gemas com 2 claras e o açúcar peneirado até a gemada ficar cremosa e esbranquiçada.
De seguida, derreta a manteiga e misture numa tigela com o chocolate entretanto raspado, o cacau em pó e a raspa de limão.
Misture os dois preparados. Adicione aos poucos a farinha alternando com as claras em castelo.
Deite a massa numa forma untada e polvilhada e leve a cozer a 180º C, durante cerca de 40 minutos. Para verificar se está cozido use um palito.

Para quem se quiser rir um bocadinho pode passar aqui e é só escolher :)

10 comentários:

Autora do Blog disse...

É de chocolate ?!!! Gosto.
Ficou grande e super apetitoso.
Concordo. É óptimo para acompanhar uma bebida quente.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Maria Maia disse...

Cresceu buessss, está com um aspecto bem fofinho como gosto.
P.S. O KIko está 5 estrelas.
bjsssss

ameixa seca disse...

O problema é que não é só um corrupto neste país. É uma seita de corruptos que nem sei :) E acho muito bem que todos paguem pelos crimes que cometem. Justiça acima de tudo!
Mais vale comer bolinho e ficarmos na nossa. Quem quiser problemas que os arranje :)

Anabela disse...

Muito fofo mesmo este bolo e sabes uma coisa?Biba o braga carago...!

Agridoce disse...

Eu a querer fazer dieta... Não há condições!.. Acho que vou experimentar amanhã à tarde ;)

Ana Rita disse...

Muito fofo mesmo :)

E sabia bem agora uma fatia, mas não pode ser, estou de dieta.

beijinhos grandes

Talita disse...

Que delícia!! Amo bolinho de chocolate! E fofinho? COmo posso resistir?!

moranguita disse...

o nome diz mesmo tudo fofinho aparente ser e de chocolate hum que bom
beijinhos e uma boa semana

Anónimo disse...

olá!

vi aqui esta receita, experimentei e gostei muito. tem aqui no seu blog receitas muito apetitosas, estou tentada a experimentar mais algumas.

publiquei esta receita do bolo de chocolate no meu blog, espero que nao se incomode, se houver problema avise-me, por favor.

obrigada

日月神教-任我行 disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.