segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Waffles lêvedos de manteiga

Não gosto nada de ver o meu Tricas tão paradito, mas ultimamente a vontade de me sentar em frente de um computador a escrever é bastante diminuída…quando chego a casa só me apetece sentar no sofá ficar, bem enroladinha na manta, sem fazer nada.
Não sei se vos acontece, mas ando numa fase em que só faço o estritamente necessário…o básico para manter a casa em ordem, o básico para comer, o básico para me organizar, o básico para a Associação e mais nada.
Até no trabalho sinto que podia estar a dar mais de mim, mas ando mesmo cansada, acho que é falta de férias.

Enfim...

Mas mesmo assim, ainda vou conseguindo fazer um docito ou outro, muitas vezes porque me dá uma vontade estúpida de comer doces e bolos.
No Natal o K. ofereceu-me uma máquina de Waffles :) :) (que eu já namorava há tanto tempo!!). Já a usei várias vez, sempre ao fim-de-semana e com receitas muito rápidas, daquelas que é só misturar tudo e meter na máquina. Mas neste fim-de-semana, enquanto passeava pelos blog (sim…posso não escrever mas visito-vos sempre :p) vi esta receita no Pão Bolos e Cia e tive de experimentar!!
Uma receita diferente de Waffles, feita na MFP e que levava apenas 1 ovo, exactamente o ideal para o ultimo resistente que morava no frigorifico (que já foi reabastecido!).

Adorei o resultado final e é ideal para quando tiver um jantarito ou lanche programado com os amigos (porque temos de fazer com antecedência para a massa levedar). E nem de propósito apareceram lá por casa uns amigos para comprovar a delícia que é esta receita (e para me obrigarem a sair de casa…porque não há nada pior que alimentar a preguiça).

Vamos à receita?

Ingredientes:
100ml de leite morno
1 colher (chá) de fermento biológico
75g de açúcar
1 ovo
1 colher (chá) de essência de baunilha
300g de farinha
75g de manteiga derretida

Preparação:
Na cuba da MFP colocar os ingredientes pela ordem mencionada.
Seleccionar o programa de massas lêvedas e deixar até ao fim.
Retirar a massa da cuba e dividir em 14 pequenas bolas de massa.
Aquecer bem a máquina de waffles e colocar uma bola em cada local de waffle. Deixar assar até dourar.
Retirar e deixar arrefecer numa grelha (eu não deixei...comi ainda quentinhos!!!).

Variações propostas pelo Pão Bolos e Cia (que quero experimentar!):
- 2 colheres (sopa) de farinha custard, eliminando a essência de baunilha e 2 colheres de farinha;

- 1 colher (sopa) de raspas de laranja/limão;
- 2 colheres (sopa) de açúcar em cristais adicionadas depois de ter levedado. Combinar e deixar repousar um pouco mais;- 1 colher (sopa) de whisky ou licor de laranja;
- 1 colher (chá) de canela moída ou erva-doce em grão.

Eu acompanhei com gelado de baunilha, amêndoas e topping de chocolate (de compra) porque não me apeteceu fazer o meu molho de chocolate. Mas aposto que ficaria ainda melhor com a calda de chocolate quente!!

6 comentários:

Maria Maia disse...

Bem andamos sintonizadas tb fiz, outra receita mas fiz, tb ando de olho nesta, uma delicia de aspecto.
bjssss

ameixa seca disse...

Temos que poupar energias. Precisamos de reservas para enfrentar esta frio :) Nunca comi waffles, não tenho a maquineta, mas tenho muita curiosidade para provar!

João Mario disse...

Parece-me bem saboroso.
Um abraço

Estou seguindo o blog!!
João Mario
http://picadinhodebacana.blogspot.com

Anabela disse...

Fiquei com vontade comer um,estão com um aspecto maravilhoso,bjs

moranguita disse...

hu que delicia. eu tambem ando assim ams acabei de sair de ferias hehe

acho que ainda estou a entrar no ritmo
afinal a preguiça sabe tao bem
beijinhos

Unknown disse...

Q delicia.
Apetece saltar para dentro do ecra e roubar uma :)