sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Não ao Biotério - Por uma ciência a sério.


Na Azambuja está prestes a ser construído um dos maiores biotérios da Europa para a criação de animais usados em experimentação científica.

O projecto, subsidiado por fundos portugueses e comunitários no montante de 27 milhões de Euros, é promovido pela Fundação Champalimaud, em parceria com a Universidade de Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian e com o apoio da Câmara Municipal da Azambuja e do Governo Português.

Este biotério é também um investimento de fundos portugueses e europeus manifestamente extemporâneo num momento em que a comunidade científica europeia e mundial (Food and Drug Administration, EUA) reconhece que apenas 8% dos medicamentos validados em animais são eficazes em humanos.

Devido à existência de diferenças fisiológicas e anatómicas significativas entre seres humanos e animais, também nos encontramos num momento da história da ciência em que a comunidade científica europeia e mundial cada vez mais abandona o uso de animais e se prepara para a substituição da experimentação animal por alternativas mais credíveis, benéficas, económicas, éticas e eficazes na pesquisa, diagnóstico e cura de doenças humanas.

Face ao amplamente documentado falhanço da experimentação animal, com consequências para as vidas humanas e o avanço da ciência, o financiamento público de um biotério é escandaloso e representa uma estagnação do progresso científico e esbanjamento de dinheiro em infra-estruturas condenadas ao fracasso.

Para tornar Portugal num exemplo internacional de inovação e acreditação científica, a aposta segura deverá ser no desenvolvimento de novas alternativas experimentais e não num negócio que se adivinha ruinoso tanto ética como economicamente.



A Plataforma de Objecção ao Biotério é um movimento cívico criado por um grupo de pessoas que se juntaram com o objectivo de combater o projecto de construção do Biotério da Fundação Champalimaud.
Como é do conhecimento público, a Fundação Champalimaud pretende construir um biotério com 25 mil gaiolas para produzir animais para experimentação animal, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e a Universidade de Lisboa e em terrenos cedidos pelo município da Azambuja.
Enquanto cidadãos responsáveis e informados, somos contra a experimentação animal por motivos éticos e científicos e legais.

Assim e por este biotério ser o maior de Portugal, dos maiores da Europa, ter fins comerciais, envolver dinheiros públicos e ter por objectivo exportar animais para vários cantos do mundo, inclusive países onde não existe qualquer legislação de protecção aos animais, decidiram opor-se com todas as nossas forças à construção deste revoltante projecto.

Colabore! Ajude a fazer de Portugal um modelo de ciência séria e responsável!

4 comentários:

ameixa seca disse...

A petição já está e ando há umas semanas a tentar registar-me na iniciativa pet sem sucesso. Não me deixa escrever o arroba (@) logo não consigo registar-me!

analuciana disse...

Já assinei, e desculpa o atrevimento, mas copiei o texto do teu blogue, com o link da peyição, e enviei por mail para todos os meus contactos..
Estou revoltada

Cininha disse...

Uma coisa que visitei durante o curso em visita de estudo foi o biótério da gulbenkian, porque tinha aulas de bioteria, aulas que detestei e visita que odiei, por isso vou assinar :-)

日月神教-任我行 disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.