sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Pão de mistura e azeite

Em primeiro lugar quero agradecer a todas os parabéns à minha irmã!

Em segundo lugar quero resmungar com vocês! Eu mostro-vos uma foto tão linda, inocente e fofa e vocês só conseguem reparar no cabelo?!?!? Mas vocês sabem a quantidade de orgulho que a minha mãe tem nesta foto?? (pois…não sabem nem têm obrigação de saber!)
Eu à espera de reacções "que três irmãs tão fofas e vestidas de igual" ou "que foto bonita" ou mas não...a maioria foi reparar nos cabelos. Só faltou dizer que a do meio tem as repas tortas... tou brincado :p mas achei curioso tanto comentário sobre os cabelos! (era o penteado que se usava na altura e têm de admitir que é óptimo para crianças!)

Outra coisa que estranhei, foi ninguém ter perguntado quem sou eu! Mas agora amuei e também não digo qual delas é a minha pessoa!!

Vou-me deixar de parvalheiras, mas têm de me dar um desconto! Hoje é SEXTA-FEIRA e depois de uma semana de merda (e posso dizer merda porque o blog é meu e eu digo o que eu quiser, além disso merda não é um palavrão, as pessoas é que lhe atribuem um sentido pejorativo), nada melhor que um fim-de-semana. Se bem que este fim-de-semana pode ter emoções a mais...(e não falo de eleições...mas depois conto).

A MFP é sem qualquer tipo de dúvida o electrodoméstico que mais trabalha nesta casa (até mais que o fogão…ultimamente isto tem andado de loucos). Finalmente consegui “libertar-me” das garras das farinhas preparadas para fazer pão. Muito por culpa da Nacional que mandou para o mercado “alguns” pacotes com problemas com a levedura e o pão não crescia. Achei que era a altura ideal deixar de depender tanto delas. Ultimamente tenho feito pão “100%” caseiro.
Esta semana vi 2 receitas de pão de azeite, uma da Abelha Maia e outra da Mesa para 4, mas quando fui preparar a MFP para o dia a seguir, o sono era tanto que já nem conseguia olhar para o pc. Acabei por inventar uma receita e não saiu nada mal!

Vamos à receita?


Ingredientes:
300 mL de água
1 colher (de sopa) de mel
1 colher (de café) de sal
2 colheres de sopa de azeite
400 g de farinha T55
50 g de farinha de milho
50 g de farinha de centeio
1 colher (de chá) de levedura

Preparação:
Coloque os ingredientes na cuba pela ordem indicada.
Seleccione o programa 1 (normal), quantidade 1 (750 g) e a cor a gosto!

Saiu um pão muito macio e “delicado” , é uma experiência a repetir!

10 comentários:

a Trofa tem cozinheira disse...

LOL mto me ri com o teu post!!! as maes as vezes tem orgulho em fotos MUITA EstRanhas!!! a minha mae tem la uma que sou eu....BAILARINA (sim andei no ballet) ali a fazer cenas tristes!! LOL

olha o PAO é do melhor!!! viva as MFPS!!! beijinhos e bom fim de semana!!!

sushibaby disse...

Não ficou nada mal para quem estava a cair de sono, belo pão.
Beijinhos

Maria Maia disse...

Opá uma pessoa aqui a portar-se bem e não tentar comentar a foto, e tu dás na cabeça...hehehe.
Excelente invenção esse pão.
Olha como é que o Rogério vêm para baixo? não precisas de nada?
bjssss

amartins disse...

Parabéns atrasados...Sorry!

Eu , e as minhas manas também usamos esse corte. Lembro-me sempre das recomendações à cabeleireira para cortar bastante a franja "para não ir para os olhos".
Ainda hoje não tenho coragem de cortar uma franja :)
Bons tempos!

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Quanto à foto.. são boas recordações.. isso é que é importante..
o pão está uma maravilha..estas invenções são uma maravilha..
beijocas (*.*)

Romy Almeida disse...

Mais um pãozinho maravilhoso :-)

ameixa seca disse...

Olha, eu não perguntei quem eras tu porque achei que não ias querer dizer :) Se eu mostrasse os penteados que tive em crianças, vocês esbardalhavam-se a rir he he
Tenho comido pão como uma louca, mas não ando a experimentar novas receitas. O frio não vem e dá-me mais gozo fazer pão no frio :)

Mary disse...

Olá,
Mas que pão fantástico.Mesmo assim com esses invenções ficou lindo.


bjs

Patanisca disse...

Estás a ver?? Afinal inventar receitas de pão não é tão complicado como pensavas :) agora vais ver que esqueces depressa os pacotinhos já feitos.
Beijinhos.

moranguita disse...

fizeste me rir agora com o teu post:-)
de facto eu tambem usei esse cabelinho em pequena e andava vestida de igual coma mana:-)
se ainda quiseres cintar diz quem es.
em relação ao pão acho uma delicia.
e fazes ebm em deixar essa farinha porque mesmo sem elas fazem-se pães magníficos.
beijinhos