quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Bolo de Fubá (de Mandioca) e Côco

Já não fazia um bolinho há algum tempo! (é verdade...estive mais de uma semana sem fazer um!!) .

Ontem como até cheguei a horas decentes a casa e o K. estava no ténis aproveitei para matar o vício! Apetecia-me fazer um bolo mas não tinha nada definido até que me lembrei de um pacote de fubá que tinha comprado há uns tempos.
Pensei para mim “não é tarde nem é cedo, vou fazer um bolo com aquilo!”. Mas tal como uma grande parte da blogosfera portuguesa também eu comprei a fubá errada. Na altura estava a passar pela zona das farinhas no supermercado e ao ver a fubá decidi comprar um pacote para aplicar uma das muitas receitas de bolo de fubá que tinha encontrado nas minhas deambulações blogueiras.
Só quando comecei a guardar as ditas receitas é que me apercebi que muita gente comprava a fubá errada…e eu fazia parte desse grupo. Durante uns tempos nunca mais me lembrei dela mas ontem achei que estava na altura de a usar! Se as outras cozinheiras tinham dado a volta provavelmente também conseguiria obter algo comestível com a minha farinha de mandioca :)

Optei por esta receita da Elvira porque pareceu-me que a farinha de mandioca não foi usada por engano! Além disso leva côco o que a torna ainda mais apelativa!!


Gostei muito do resultado final, um bolo fofinho, com um sabor diferente mas muito agradável! Também gostei muito da cor que a farinha deu ao bolo :) Ainda tenho mais de meio pacote para usar e muito provavelmente será com este bolo, mas da proxima vez vou substituir o leite por iogurte!

Se alguém tiver mais sugestões para a fubá de mandioca, são muito bem-vindas!

Vamos à receita?

Ingredientes:
4 ovos
1 chávena de leite (ou um iogurte – vou usar da próxima vez)
1 chávena de fubá de mandioca
1 chávena de farinha
1 colher de chá de fermento em pó (não é necessário se a farinha já tiver fermento)
2/3 chávena de manteiga derretida (a receita original fala em óleo, mas como vocês já sabem eu não uso óleo nos bolos…)
1,5 chávenas de açúcar
2 colheres (sopa) bem cheias de côco ralado (usei cerca de 50 g)
manteiga e farinha para a forma

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma redonda (sem buraco) com manteiga e polvilhar com farinha. Reservar.
Bater muito bem os ovos com o açúcar. Juntar a fubá e a farinha, alternado com o leite e a manteiga. Bater novamente. Adicionar o côco ralado e envolver.
Transferir a massa para a forma e levar a cozer no forno por 40-50 minutos.
Verificar a cozedura com um palito ou uma lâmina.
Deixar o bolo amornar um pouco fora do forno e desenformar. Servir o bolo morno ou frio, acompanhando com café. (nós, para variar, comemos o bolo bem quentinho :p )

10 comentários:

moranguita disse...

hum esta com um óptimo aspecto.
mesmo tendo errado na compra saiu uma beleza.
ca m casa não há semana sem bolo ou dociho.
e tradição quase.
beijinhos

Anónimo disse...

Que rico bolinho! Regalava-me ao lanche! Lindo!:)

Maria Maia disse...

Acho que tb tenho ali um pacote errado...ficou uma delicia, gosto deste tipo de bolos.
P.S. O Rogério está bom?
bjs

Anabela disse...

Esse bolinho ficou com muito bom aspecto,eu nunca comprei fubá,bjs

Cininha disse...

Excelente bolinho, já algum tempo que ando com vontade de experimentar bolo de fubá e nunca fiz, fica registado este :-)

a Trofa tem cozinheira disse...

Já fiz este bolinho em versao bolinhos!! ADOREI!!! acompanhei com uma cevada e soube me tao bem...ADOREI! esta lindo o teu!!!


PS. o meu tb levava queijo mozzarela!

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Também já fiz um parecido.. mas o teu está mesmo de babar... não imaginas como me apetecia uma fatia.. hoje não resisto e cometo um pecado!! :D:D
beijocas (*.*)

Romy Almeida disse...

Tb fui umas dessas blogueiras enganadas eheheh mas mesmo assim adorei o bolo.
Uma sugestão ... faz farofa... é excelente ;-)

Bjokas***

Anabela disse...

se fizeres no programa amssar e depois moldar para ir forno pode sair te menos bem o primeiro mas nos seguintes,corre melhor,é que assim vamos variando

ameixa seca disse...

O nosso fubá é a farinha de milho fina :) Esse de mandioca nunca usei mas parece-me que também fica bem nos bolos ;)