terça-feira, 29 de setembro de 2009

Bolo Brigadeirão (ou quase…)

Domingo foi um dia estranho…foi a ressaca de um turbilhão de emoções vividas no dia anterior.

Acordei cedo (para quem tinha chegado de Lisboa às 3 da manhã, acordar às 10 é cedo, ainda para mais a um Domingo! :p) com um misto de alegria e tristeza…acho que ainda não me tinha mentalizado que o Rogério já não está em casa dos pais do K. (e acho que quando lá for ainda vou estar a contar ver aquele maluco a correr em direcção a nós…) e ainda não acreditava que tinha ido ver o Benfica à Luz!!

Foi uma noite mágica, adorei cada minutinho (que passaram a correr) daquele jogo, o ambiente, os sons, os golos…foi qualquer coisa de indescritível!! Quero muito voltar lá, mas mesmo muito!! Quero viver tudo outra vez!

Mal acordei tinha uma mensagem da Abelha a dizer que a M. tinha ligado e o Rogério estava óptimo! Assim que cheguei ao blog da Associação tinha também uma mensagem e um e-mail da M. Fiquei tão feliz, e descansada, por saber que ele se estava a adaptar e por saber que a M. tinha tanta preocupação em dar notícias. À noite não resisti e liguei-lhe só para confirmar que estava tudo bem :) O nosso menino adora as manas e já gosta muito da M.
Entretanto a Abelha, que é uma Madrinha como deve ser (OBRIGADA!!), já esteve com o Rogério e confirmou que ele está óptimo!

Entretanto fomos cumprir o nosso dever cívico (nem vou comentar os resultados para não ficar maldisposta) e quando voltamos deu-me, para variar, uma daquelas vontades inexplicáveis de fazer um bolo. Recentemente deram-me a conhecer o site “Sabor Intenso” e devo-vos dizer que gostei bastante! Acho um piadão aos vídeos da Neuza e ainda por cima são no nosso Português de Portugal! Fiquei logo de olho em várias receitas e decidi fazer o Brigadeirão.
É que o nosso povo irmão usa termos bem diferentes dos nossos e muitas vezes tenho de ir à net descodificar ;)

Em Braga há uma pastelaria (A Caravela) que tem uma torta de chocolate tipo brigadeirão DIVINAL!! Com esperança que fosse esta receita meti mãos à obra! Não é a “minha” torta mas é maravilhoso na mesma :)

O meu saiu quase um Brigadeirão puro…mas como não tinha pepitas de chocolate usei côco e aldrabei o recheio porque estava com pouca paciência e achei que 2 latas de leite condensado eram calorias a mais!
Podem ver o vídeo do Brigadeirão da Neuza AQUI.

Vamos à receita?

Ingredientes:
5 ovos
250g de açúcar
200g de chocolate em tablete para culinária
100g de manteiga
200g de farinha
2 dl de leite
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal fino
Margarina para untar e farinha para polvilhar

Recheio
2 latas de leite condensado (só usei 1)
125 de chocolate em pó (usei 80 g)
2 colher de sopa de manteiga (só usei 1)
2 latas de leite (só usei 1)
Pepitas de chocolate q.b.
(1 colher bem cheia de maizena - adicionei eu)

Preparação:
Unte uma forma redonda com margarina e polvilhe-a com farinha.
Leve as 100g de manteiga e a tablete de chocolate partido em pedacinhos a derreter em banho-maria.
Bata as claras em castelo e reserve.
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo. Adicone o chocolate derretido e misture bem. Junte aos poucos enquanto bate, o leite alternadamente com a farinha e o fermento.
Envolva delicadamente as claras no preparado anterior, sem bater.
Verta a massa do bolo na forma e leve ao forno pré-aquecido nos 170º entre 50 minutos a 1 hora (faça o teste do palito para verificar a cozedura).

Passado 1 hora retire o bolo do forno e desenforme-o. Com uma faca de serrilha e com cuidado, abra o bolo ao meio e deixe arrefecer as duas metades.

Entretanto prepare o recheio.
Num tacho anti-aderente, coloque o as 2 latas de leite condensado e junte o chocolate em pó, misture tudo muito bem. Junte as duas latas de leite e por fim, junte as duas colheres de sopa de manteiga. Coloque em lume brando e mexa sempre até engrossar. Quando o molho estiver bem grosso está pronto. Apague o lume e deixe arrefecer. Depois de tudo frio, recheie o bolo com metade do creme e cubra com a outra metade do bolo. Polvilhe o bolo com as pepitas de chocolate.

(eu juntei a lata de leite condensado com a lata de leite normal, o chocolate e manteiga. Mexi tudo muito bem e depois aldrabei e dissolvi uma colher bem cheia de maizena num pouco desta mistura e juntei à restante. Mexi bem até engrossar. Este creme deu para barrar e rechear bem o bolo e ficou igualmente delicioso!)

Digam lá se o aspecto não é muito, mas muito tentador??

O K. não gostou da combinação da cobertura com o côco, eu gostei :) mas é óbvio que as pepitas de chocolate devem ficar bem melhor aqui!

13 comentários:

a Trofa tem cozinheira disse...

Olha se axas q esta "quase" eu axo PERFEITO *.* e comia-o TODO sem qualquer problema!! QUE LINDOOOOOOOOOOOOOOOO

Clara disse...

O meu desabafo à Homer Simpson...

"brigadeirão... chocolate... hammmmm (babo-me)"

Anabela disse...

o teu bolo ficou muito bonito!bjs

Maria Maia disse...

Pois é tanta emoção, deu neste bolo maravilhoso, para mim está optimo com coco porque gosto muito da combinação com chocolate.
Ficou uma delicia.
Bjssssss

Romy Almeida disse...

Pois eu gosto bastante da combinação de chocolate e coco!!! Ficou fantástico ;-)

ameixa seca disse...

Depois dos resultados de Domingo, só um bolo assim para afogar a parvalhice em que a minha alma ficou :)
Eu gosto de coco, acho que ia gostar assim!

Marina disse...

O bolo já tem um aspecto e tanto, mas quando mostras aquela fatia... vê-se que está humido por dentro, nota-se o recheio... ai! apetece dar uma dentada... ou duas... ou três!

Anónimo disse...

Eu adoro estas coisinha divinais...quanto mais chocolate melhor! E prefiro com côco! :)

Elisabete disse...

Já pra mim o Côco é combinação apra quase tudo (ou tudo mesmo). ficou magnífico e tem realmente um ar muitíssimo fofinho e apetitoso.

moranguita disse...

oh menina mas tu achas que nao esta perfeito?
eu ca acho qu esta mais que perfeito.
adorei a receita e vou levar com as tuas alterações que acho qu de facto fica melhor assim.
beijocas

Cininha disse...

Muito bom aspecto, mesmo com o coco, eu agora também ando numa de chocolate hehe.
bjs

Unknown disse...

Uma perfeição de receita, de cor, de sabor...
Q delicia...

disse...

caramba! ficou lindo sim senhora. por fora e por dentro.
parece ser muito fofinho.
O teu K. deve ser como o meu orlando... tudo o k cheire a côco não presta... estes gajos grrrrr