terça-feira, 22 de setembro de 2009

Pão de chocolate

Ainda é terça-feira e eu já estou de rastos…
Estou fartinha de aturar gajos de empresas do estado que não têm nada de útil para fazer na vida e então dedicam-se a brincar às reuniões para justificar os milhares de euros que ganham…e o pior de tudo isto é que as reuniões me ficam a quase 150 km de distância! Estou cansada, irritada, zangada e muito passada…só sei que nestes últimos dias já fiz tantos km que quase que dava para ir ao Algarve e vir...

Acho que preciso de férias…ou então de um fim-de-semana para descansar (mas messmo para descansar…)!

Agora que já “desabafei” posso-vos falar do pão de chocolate.

Conheci este pãozito no livro da Larousse “Aprender a Fazer Pão”. Quando o comprei fiquei muito entusiasmada mas depois de a Ameixa me ter avisado que as quantidades deles eram estranhas fiquei um pouco de pé atrás.

Entretanto lá me decidi a experimentar uma receita e escolhi esta! (porque será!!) A Ameixa tinha toda a razão e as quantidades líquidos/sólidos não resultam, mas ainda corrigi o defeito a tempo!
É um pão diferente mas agradável, e come-se muito bem simples!!

Supostamente, e a acreditar nas fotos do livro, deveria ser um pão com pepitas de chocolate e não um pão castanho…mas acho que o calor da “levedação” derrete o chocolate (e eu até deixei uns pedaços bem grandes já a contar com isto e mesmo assim…). Se alguém conhecer um truque para manter as pepitas inteiras eu não me importo que partilhem!

Vamos à receita?


Vamos à receita?

Ingredientes:
500 g de farinha tipo 55 (usei 600 g)
100 mL de água (usei 110 mL)
210 mL de leite (usei 200 mL porque uso pacotinhos e não ia abrir um por apenas 10 mL, compensei na água)
2 colheres (café) de sal
1 colher (sopa) de mel
50 g de manteiga derretida
1 colher (café) de levedura instantânea (usei uma colher de chá)
60 g de pepitas de chocolate (usei mais :) e foi chocolate de culinária!)
50 g de nozes ou avelãs picadas (usei amêndoas que era o que tinha em casa!)

Preparação:
Coloque a água, o leite, o sal, o mel, a manteiga derretida na cuba da máquina. Adicione a farinha e por fim a levedura.
Seleccione o programa "pão branco", o tamanho (tamanho I na minha máquina) e a cor do pão a gosto.
Ligue a máquina e ao depois do sinal sonoro, adicione as pepitas de chocolate e amêndoas.

11 comentários:

sushibaby disse...

Manda para cá uma fatia que já ta na hora do lanche.
Beijinhos

a Trofa tem cozinheira disse...

QUE LINDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

PODES desabafar a vontade!! dps de me apresentares um pao destes TU PODES TUDO!!!! AMEI AMEI AMEI!!

a Trofa tem cozinheira disse...

PS. tb gostava de saber o truque de deixar as petpitas grandes...mas axo que a unica forma é levar o pao ao forno!!! so assim!!!

Maria Maia disse...

Opá desabafa para ai á vontade.
Belissimo pão, já vi não sei aonde alguem a dizer o mesmo das pepitas.
bjsdss

ameixa seca disse...

Pois, a mim também me aconteceu, mas foi um dos pães que mais saída teve cá em casa. É muito bom :)

Romy Almeida disse...

Minha querida... para acalmar os ânimos desse pessoal, apresenta-lhes um pãozinho delicioso como tens aí e verás maravilhas eheheh

Vão tratar-te logo de outra forma LOL

Ana Rita disse...

Ora manda lá uma fatia vá... porque tá mesmo com um aspecto saboroso :)

Beijocas grandes**

disse...

Elá... fazer não sei se fazia... mas comer lol ai certamente já comia!
Alguém se oferece?

Anónimo disse...

Lindo pãozinho! Com manteiga e ainda quentinho deve ser um must!:)

Cininha disse...

Desabafar faz sempre bem :-)
O pão deve ter ficado bom, mas as pepitas e outras coisas que se adicionam antes de acabar de amassar também tenho por experiencia que ficam um bocadito desfeitas :-)
bjs

moranguita disse...

hum deixa la que apesar desse contratempo esta uma delicia:-)

beijocas