terça-feira, 16 de agosto de 2011

Doce de abóbora e nozes

Ora cá está a minha primeira compota!
(Só para fazer uma pausa nas mensagens sushizianas)


Eu não gosto de compotas, doces, geleias e afins. Nunca gostei…não sei se por serem muito doces, se por ser fruta muito cozinhada. Eu que adoro fruta, tenho alguma dificuldade em apreciar fruta cozinhada (com excepção das maçãs que vão bem de qualquer forma e das bananas fritas com gelado).

Não gosto de fruta cristalizada, nem de bolos com fruta (as maças não se incluem aqui), nem de fruta seca e por aí fora. Por exemplo, no bolo de ananás retiro sempre as rodelas antes de comer... não gosto mesmo de bolos com banana, com cereja, ou com outra fruta qualquer inteira (mais uma vez não esqueçam as maçãs).

A compota nasceu de uma necessidade e de uma curiosidade. Necessidade de usar uma abóbora que tinham dado à minha mãe e curiosidade de saber se eu conseguiria fazer este tipo de iguarias para utilizações futuras como prendas de Natal!


Admito que também me cativou a ideia de decorar os frascos :) e é por isso que a receita vem directa do blog da Luarte.
Como não sou apreciadora deste tipo de iguarias não foi a receita que me ficou na memória mas sim o rótulo que a Luarte tão talentosamente criou!!

A receita rendeu 2 frascos de 480 mL, mais meio frasco de 400 mL. Os 2 frascos maiores são prendas para as mães, o frasco de 400 mL – que ficou a meio - serviu para testar a qualidade do doce com os provadores oficiais que tão gentilmente se ofereceram para dar o seu aval à minha primeira compota. Eu nunca poderia dar uma opinião fundamentada sobre uma coisa que não gosto, por isso andei a distribuir tostas por todos os colegas de trabalho que se voluntariaram como provadores. A opinião foi unânime: está muito boa mas se calhar um pouco doce de mais.

Apesar da Luarte ter reduzido a quantidade de açúcar e de lhe ter corrido bem, eu fiquei com receio de que a compota se estragasse rapidamente...como era a minha primeira vez não quis arriscar em reduzir o açúcar (que é o que conserva a compota), mas para a próxima vou reduzir e seja lá o que Deus quiser :).

Vamos à receita?
(cópia integral do blog da Luarte espero que não te importes! :p)

Ingredientes:
- abóbora descascada (1 kg)
- açúcar mascavado e branco em quantidades iguais (1 kg…para a próxima vou colocar apenas 850 g) (Nota 1)
- 2 paus de canela
- 1 cálice cheio de vinho do Porto
- nozes q.b.

Preparação:
Cortar para dentro de um tacho a abóbora em pedaços laminados pequenos, colocar por cima o açúcar, o vinho do Porto e os 2 paus de canela.

Levar o tacho a lume brando durante sensivelmente 1 hora, até o preparado ficar com uma cor acastanhada e a abóbora bem cozida. Ao fim desse tempo, retirar os paus de canela, e com a ajuda da varinha-mágica, e sem tocar no fundo do tacho, reduzir a puré a abóbora. Para quem gostar de sentir os pedaços da abóbora, não precisa de utilizar a varinha. Voltar a colocar os paus de canela no tacho e iniciar a segunda fase de cozedura.

De vez em quando mexer com uma colher-de-pau.

Ao fim de algum tempo, o doce começa, a pouco e pouco, a ganhar consistência. Estará no ponto quando pingar da colher-de-pau uma gota mais encorpada - comigo foi cerca de 1,5 h. (Nota 2)
Por fim, retirar os paus de canela e envolver no preparado as nozes partidas em pedaços.

Depois de esterilizados (Nota 3), verter de imediato o doce para dentro dos frascos. Colocar uma folhinha de papel vegetal por cima do bocal e enroscar a tampa.

Notas:
Nota 1 - Como o doce não leva conservantes, é o açúcar que fará as vezes deste. Para que o doce dure muito tempo o ideal é usar a mesma quantidade de fruta em açúcar. Porém, se gostarmos de menos doce, podemos reduzir o açúcar a um máximo de 1/3 para a quantidade de fruta que temos.

Nota 2 - Ter sempre em atenção que o doce ganha ainda um pouco mais de consistência durante o processo de arrefecimento.

Nota 3 - Depois de lavados e secos os frascos, pode-se fazer a sua esterilização no microondas, numa potência máxima, durante 30 segundos. A tampa metálica pode-se desinfectar com álcool (não levar ao microondas)

Nota 4 - Como o doce é vertido para dentro dos frascos muito quente, deve colocar-se uma protecção por baixo. O contacto do vidro quente com superfícies frias poderá provocar acidentes indesejáveis.

Nota 5 - Para o doce durar muito tempo fora do frigorífico (largos meses), há quem recomende que se vedem os frascos e se virem de pernas para o ar. Durante o processo de arrefecimento os frascos criarão vácuo. E é nesta posição que devem ser guardados até ao momento de serem consumidos.


***

Quanto à decoração do frasco, eu não tenho nem o talento nem os conhecimentos da Luarte ;)
Não sou lá muito criativa nem sei trabalhar com o Photoshop, por isso, reduzi-me à minha insignificância e fiz o melhor que sabia no Publisher :)



O gatinho é imagem de marca cá de casa e assim lembram-se sempre de onde veio!

Devo admitir que gostei muito do resultado final. Foram feitos com muito carinho, para duas mulheres muito especiais das nossas vidas!
Queria ter usado sisal em vez de organza, para o lacinho, mas o sisal que tinha em casa era demasiado grosso...teria dado um ar mais campestre ao frasco, mas de qualquer forma gosto bastante do resultado


6 comentários:

Vera disse...

Eu adorei o resultado final do frasco! A Luarte é uma fonte de inspiração, sem dúvida :D.

Beijinho

ameixa seca disse...

Já eu adoro compotas, geleias e afins :)

moranguita disse...

adoro esta compota
e das minhas preferidas
beijinhos e bom fim de semsna

Unknown disse...

Deve ter ficado uma delicia em!
http://prepararprovarpostar.blogspot.com/

Loira disse...

Esse deve estar óptimo! Adoro doce de abóbora!! Já agora, tens alguma receita de Doce de Abóbora com Coco? Há uns anos comi, no Brasil, e foi o melhor doce que alguma vez comi na vida, ultrapassa o maravilhoso! Mas cá nunca encontrei à venda...

Beijinhos :)

AD disse...

Que lindo o frasquinho....tb fiz doce de kiwi. mas não decorei na tampinha assim...pus só um fio com um genero de etiqueta a dizer doce de kiwi, feito dia x, por x...:)

parabéns está mt mt giro!