quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Parece que por aqui se vai fazer Sushi!

É mesmo verdade...adivinham-se grandes aventuras culinárias!

Desde que me cruzei pela primeira vez com o Sushi que soube que íamos ser grandes amigos!

Entre conhecer o sushi e provar sushi ainda decorreu um longo período de tempo, porque o K. nunca partilhou deste amor platónico e, tendo em conta os meus gostos culinários "especiais", deduziu que eu muito provavelmente não ia gostar de Sushi e mais valia gastar o dinheiro noutras iguarias.
Só que eu não desisti até que um dia conhecia umas apaixonadas por Sushi e pude finalmente comprovar que sim, a minha paixão era verdadeira!!

Desde aí que sempre que posso alimento esta minha paixão, ou melhor, alimenta-me ela! (ainda estou para saber porque é que o Sushi é tão caro...)

Em Aveiro existe um restaurante de Sushi muito bom, o Matsuri. Até final do mês de Agosto temos também uma espécie de Sushi low cost no Mercado do Peixe promovido pelo Sushiman Kinjolas (que raio de nome para um sushiman...). No porto só conheço o Terra, na Foz, que é também um bom restaurante para sushi.

Já agora, gentes da minha terra, onde posso eu comer Sushi por terras de Bracara Augusta? É que daqui a nada Aveiro vai-me ficar um bocadinho fora de mão para ir matar o vicio...

Como já disse, comer um (bom) sushi não é coisa para todos os dias, pelo menos para o comum dos mortais, por isso, e também pelo bichinho da culinária que existe em mim, decidi experimentar em casa! Li livros, blogs e sites de culinária, vi 1001 vídeos do youtube e cheguei à conclusão que se calhar conseguia fazer em casa. A ver vamos :)

Vou tentar partilhar com vocês esta minha aventura passo a passo e quem sabe ajudar (e ser ajudada!!) por alguém que decida também aventurar-se por iguarias japonesas!

Para começar temos de ir às compras, não só de ingredientes mas também de material de apoio que pode não habitar lá por casa!

Lista de utensílios para fazer sushi em casa:


1 - Alguidar de bambu para o arroz (comprei na Casa)
2 - Uma esteira de bambu para preparar o sushi (comprei na Casa)
3 - Uma faca de lâmina longa e bem afiada

- Vamos precisar também de uma panela para cozer o arroz, um coador para arroz, uma colher de pau e várias tigelas de apoio e louça para servir (incluindo os pauzinhos!).


Lista de ingredientes principais:


1 - Sake (vinho de arroz) - comprei no Jumbo
2 - Nori (alga para "embrulhar" o sushi) - Comprei no Jumbo mas existe noutras cadeias de supermercados
3 - Wasabi (tempero típico do sushi - pasta verde) - comprei no Continente
4 - Arroz próprio para sushi - Comprei Saludães no Jumbo mas existe noutras cadeias de supermercados
5 - Vinagre de arroz - Comprei no Jumbo mas existe noutras cadeias de supermercados
6 - Molho de soja
7 - Camarão inteiro congelado (de preferência tigre)
8 - Lombos de peixe fresco (salmão, atum, robalo...) - encomendei no Pingo Doce porque confio na peixaria
9 - Ovas - comprei no Jumbo

Outros ingredientes que até já é costume existirem nas nossas casas:
- sementes de sesamo
- açúcar
- manga
- abacate
- queijo para barrar (tipo philadelphia)
- pepino
- cenoura
- cebolinho
- sal
- piri-piri seco
- farinha maisena

Não percam as cenas dos próximos episódios, com direito a receitas e vídeos que explicam tudo muito, mas muito explicadinho.

6 comentários:

Queen of Hearts disse...

Ana, em Braga tens presentemente (que sejam do meu conhecimento) dois bons sítios para comer sushi: o Hosho, que é um sushibar na zona da Sé; mas para mim o melhor, excelente mesmo, é o Nikko, que é "irmão" do Sale e Dolce, fica mesmo ao lado, entra-se pela mesma entrada e tudo. E é, na minha opinião, excepcional!

Smsn-artes e ideias disse...

não gosto de sushi mas não vou perder os desenvolvimentos ;)))

smsn.artes

anabenfica disse...

QoH, obrigada :)
Eu bem me parecia que tu me poderias ajudar!!

smsn.artes
Podes fazer um pseudo-sushi sem ser necessáriamente com peixe cru! Podes rechear ao teu gosto com alimentos cozinhados, como por exemplo, camarão ou delicias do mar.

luarte disse...

Apesar de não ser uma apiaxonada por sushi, estou entusiasmada por saber as cenas dos próximos capítulos :)
Beijinhos

ameixa seca disse...

Nunca provei mas gostava :) Não sabia que havia wasabi no Continente... fixe!

becas disse...

No Nikko às quartas feiras quer ao almoço quer ao jantar, fazem sushi non stop por 20€ por pessoa, bebidas à parte.
O Hocho também gosto.
Pena os preços serem tão upa upa.