terça-feira, 2 de agosto de 2011

Salada de arroz colorida

Dizem que é Verão…apesar de mais parecer Outono :)

Eu não sou fã do Verão. Não lido muito bem com as temperaturas estupidamente altas, com a vaga de incêndios, com os locais turísticos entupidos de gente, com os locais de “férias” a praticarem preços mais elevados… A única vantagem do Verão é a diminuição do trânsito. Isto para não dizerem que eu não encontro pontos positivos no Verão.

Eu gosto do Verão assim ameno, que nos deixar viver e respirar sem parecer que ficamos fechados dentro de uma qualquer estufa. E gosto (e muito!) desta chuvinha de Verão, que nos refresca o corpo e partilha connosco o maravilhoso cheirinho a terra molhada!!

Obviamente que não gosto que chova todo o santo dia no Verão. Os dias claros cheios de sol revitalizam a mente. E, apesar de não ser de todo praio-dependente, gosto que estejam bons dias para fazer praia porque o K. gosta de praia, e se a praia o faz feliz eu fico feliz! (que coisa mai linda…)

O Verão, e as suas temperaturas elevadas, pedem comidas frescas, leves e alegres. Comidas que rimem com sol e mar :)
No rescaldo dos dias mais quentes deste ano, nasceu este arroz porque me apetecia algo leve e fresco. Foi improvisado no fim-de-semana que, apesar de ter sido mais fresco qualquer coisinha, ainda tinha viva a memória dos dias quentes da semana passada.



Já me tinha cruzado com várias saladas de arroz em diversos blogues e foi, com inspiração numa séria de receitas que fui vendo e com base nos restos que existiam no frigorífico, que nasceu esta salada!

Tem tanto de boa como de bonita, e permite-nos variar ao sabor dos nossos desejos (ou do que estiver a gritar dentro do frigorifico para ser usada). Eu fiz arroz “novo”, mas estas saladas são óptimas para aproveitar sobras de arroz!

Ingredientes:
(para 2/3 pessoas)
Arroz Basmati para 2 pessoas
Açafrão, sal e louro q.b. para cozer o arroz
Ervilhas cozidas a gosto
1 lata pequena de milho cozido
Tomates cerejas cortados em quartos a gosto
2 ovos cozidos
2 hamburguers de frango grelhados
Azeitonas pretas a gosto
Miolo de camarão cozido a gosto
Cenoura ralada
Orégãos, azeite e vinagre balsâmico q.b. para temperar.

Preparação:
Comecei por cozer o arroz apenas com água, sal, açafrão e a folha de louro. Assim que o arroz estava no ponto, parei imediatamente a cozedura e passei-o por água fria para que ficasse soltinho. Deixei arrefecer.
Cozi o camarão, as ervilhas e os ovos e deixei arrefecer.
Grelhei os hambúrgueres, cortei em cubos e deixei também arrefecer.

Num recipiente grande (de vidro que é para alegar a mesa!) coloquei todos os ingredientes e, gentilmente, misturei tudo.
Temperei com orégãos, azeite e vinagre balsâmico (não coloquei sal porque não achei necessário, mas não há nada como provar para acertar os temperos).


Depois é só deliciarem-se com uma saladinha fresca, deliciosa e nutricionalmente bastante rica e equilibrada, acompanhada um bom vinho verde fresquinho!

2 comentários:

Smsn-artes e ideias disse...

gostei!!

moranguita disse...

adorei e o vinho vai sempre tao bem hehe
beijinhos