terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Sonhos de Natal

Sonhos de comer e não sonhos de sonhar :) se bem que o Natal também é feito de sonhos de sonhar!!



O Natal passou num instante e estes dias de pausa souberam-me tão bem!
O dia 24 ia começando mal, quase quase quase que me espatifei logo pela de manhãzinha mas o meu anjolas da guarda lá abriu as asinhas e tratou de tudo. Andei armada em às da condução (ou não!!) e saquei um peão à saída da A25. “Só” fiquei virada em sentido contrário em plena saída da A25. Como não bati em nada e ninguém me bateu?? É simples, o meu anjo da guarda é muito competente (e não…não ia depressa nem coisa que se pareça, os pneus são novos e a única explicação que encontro é a sujidade na estrada, se bem que tenho vindo a desenvolver uma teoria em que a culpa é da linha branca).
Depois inspirei fundo várias vezes, mandei-me acalmar e, sem saber como fui capaz de tanta lucidez, inverti a marcha e segui a minha vida.

Mas falemos do Natal, passado o susto ainda fui trabalhar de manhã e à horinha do almoço ofereceram-nos a tarde :D Lá vim para casa, devagar devagarinho porque o susto ainda estava muito fresco na memória, e meti mãos à obra!
Consegui fazer tudo o que tinha planeado o que me deixou muito satisfeita.
Fiz os bombons e as trufas e ainda consegui fazer brigadeiros, tudo para por nas caixinhas que tinham ficado prontas no dia 23 à noite. Modéstia à parte mas acho que ficaram giríssimas e toda a gente adorou!

Depois coloco as receitinhas do conteúdo.

Fiz ainda o bolito de chocolate (sorry, mas esqueci-me de tirar fotos) e bolo rainha, um para a noite de consoada e outro para o dia de Natal.


Daqui quase que resultava um desastre culinário, mas conto depois ;)

Mas no meio disto tudo o que mais gosto de fazer (e comer!!) são sem dúvida os sonhos! A receita é da minha bisavó que a escreveu num livrinho que guardo com muito carinho.

A minha bisavó, a quem chamávamos Vó, partiu quando eu tinha 15 anos…ela viveu muitos anos connosco e fez parte da minha educação e crescimento. Aturava as nossas coisas de criança com uma paciência que só as bisavós têm. Um dia meti na cabeça que ela não sabia ler e que eu tinha de a ensinar. Como ela era velhinha, e eu achava que ela via mal, peguei numa caixa de óleo fula porque tinha umas letras grandes e assim ela ia conseguir ler! E ela na sua infinita paciência lá fazia de conta que não sabia ler e que estava a aprender comigo…

Deixando as histórias da infância e voltando à receita, a minha bisavó passou a receita à minha avó que mais tarde me ensinou a mim. Falha aqui uma pessoa não falha??? Pois é, a minha mãe nunca soube fazer sonhos, ela bem tenta mas é um desastre culinário garantido!! Este ano lá tentou novamente e devo dizer-vos que conseguiu belíssimas obras de arte abstracta, que foram comparadas ao Shreck porque tinham corninhos e segundo a minha irmã não estavam propriamente comestíveis.

É uma receita muito simples, muito fácil em que o “segredo” está na paciência para amassar a massa e no “olho” para ver quando a massa está boa e não precisa de mais ovos. E depois há o molho que lhes confere o toque final e os torna irresistíveis!!

A receita faço a olhómetro, mas vou tentar reproduzir para vocês.
Vamos à receita?

Ingredientes:
Massa:
(usei como medida uma chávena almoçadeira)
2 medidas de leite (cerca de 750 mL)
2 medidas de farinha
9 ovos (pode precisar de mais)

Molho:
200 grs de açúcar
Água q.b. apenas para cobrir o açúcar
2 colheres de sopa de vinho do porto
1 colher de chá de canela
Casca (sem a parte branca de meio limão)

Preparação:

Massa:
Ferver o leite.
Colocar a farinha num recipiente e fazer uma cova no meio. Quando o leite estiver fervido verter em cima da farinha e amassar até obter uma massa consistente e uniforme. (Eu coloquei cerca de 15 minutos no meu robot de cozinha, numa velocidade baixa, com o acessório para massas. Antigamente amassava à mão, mas se tenho uma maquineta que faz isso por mim porque não usar?? :P ).
Adicionar os ovos 1 a 1 e mexer bem entre cada adição. Quando a massa estiver fluida e consistente está pronta!
Fritar os sonhos em óleo quente. Para fazer as bolinhas usei uma colher de sopa, não é necessário moldar as bolas porque à medida que se fritam eles adquirem a forma! O óleo não deve estar muito muito quente senão os sonhos ficam dourados por fora mas não “rebentam” e ficam pesados.

Molho:
Levar todos os ingredientes ao lume e deixar ferver até ter uma textura +- caramelizada. Verter por cima dos sonhos e servir.
Não deixem ferver em lume forte senão correm o risco de ficarem com o fogão cheio de caramelo ;)

A noite de Natal correu muito bem, foi diferente dos “meus” Natais mas igualmente muito familiar. O dia de Natal foi passado em Braga :) e soube-me tão bem!

Já vos disse que gosto muito do Natal?

9 comentários:

Agridoce disse...

Fiquei a pensar como teria sido o teu regresso a casa, no dia 24! Mas ainda bem que correu tudo bem :)

Fico à espera das receitinhas :) Acho que para o ano me vou dedicar a oferecer presentes caseiros!

Anabela disse...

verdadeira delicia!Gostei...,bjs

Ana disse...

As caixinhas ficaram tão giras! Se me oferecessem uma caixinha dessas, ia adorar! :)

Maria Maia disse...

Pois é, pois é, ás do volante.
As caixas estão lindas.
To mortinha de curiosidade com o bolo Rainha, porque está lindoooo.
Uma delicia os teus sonhos.
bjssss

luarte disse...

ès mesmo uma fada do lar, mas que inveja, porque eu sou um zero à esquerda no que toca a doçaria. Todas as tuas fotos estão super apetitosas.
E que tal daixar também a "receita" das caixinhas? :)
Estão lindas.
Tal como tu, eu adoro o Natal e não me canso de o dizer.
Beijocas.

ameixa seca disse...

Que lindos sonhos :) Eu se apanhasse um susto desses nem sei o que fazia, nem saía do sítio he he
Feliz 2010!

Mão na Massa disse...

Sonhos são uma tradição beem saborosa! Ficaram lindos!

Um bom Ano, cheio de amor e paz.

Beijinhos :)

moranguita disse...

mas que valente susto
eu tambem fiz sonhos na vespera de natal.
adorei a stuas caixinahs com os bombons:-)
beijocas e um bom ano d 2010

Lis disse...

Nós cá comemos disso é agora no Carnaval!Sonhos e malassadas com mel!I love it :)