quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Natal

Sempre gostei do Natal. Sempre adorei tudo relacionado com a reunião da família, as decorações da casa, o pinheiro, o presépio, a azáfama do dia 24, as prendas na manhã do 25!!
Guardo recordações tão boas dos Natais da minha infância que não consigo deixar de sentir um apertozinho no coração quando me recordo deles.

Em casa da minha mãe tivemos durante anos e anos um presépio com musgo, com aquelas figurinhas típicas de barro (havia a sagrada família, os reis magos sentados nos camelos, as casinhas, o castelo, galinhas, cães, moinhos e pontes e até uma banda de música!!) e um pinheiro natural feio e mal jeitoso :p. Nunca se cortavam árvores, cortava-se sempre um galho de um pinheiro grande, por isso é que tínhamos uma arvore defeituosa :) Deixamos de ter o musgo por causa dos animais e passamos a usar papel crepe! É que os cães tinham uma atracção especial pelo musgo :p

Gostava tanto de ir escolher o pinheiro com o meu avô ou com a minha avó. De ir apanhar musgo com as minhas irmãs e ver quem trazia o pedaço maior, de apanhar galhos e pinhas para o presépio! Às vezes, quando não íamos ao Samão antes do Natal, os meus avós traziam o pinheiro e o musgo no dia 24 e era uma correria para montar a árvore e fazer o presépio.
Depois recortava os pais natais e os sininhos dos papeis de embrulho e colava nas portas de casa, pendurava fitas e bolinhas em todo lado e muitas luzinhas na sala!

Se os meus avós chegassem cedo, ainda ia com a Avó Maria às compras. Adorava ir com ela porque ela comprava montes de coisas para as vizinhas e para ela e eu achava um piadão aquilo! Também aproveitava para comprar qualquer coisa para as minhas irmãs com o pouco dinheiro que tinha, às vezes um peluche muito baratinho, mas eu ficava tão contente de ter alguma coisa para lhes dar!

Depois vinha a azáfama da preparação da ceia, sempre acompanhada pela música de Natal que nos invadia a casa vinda lá de fora . Todas de volta do fogão de lenha, entre aletria, mexidos, rabanadas, sonhos, bolinhos de bacalhau e o tradicional bacalhau! Costumávamos ter pinhas (daquelas com pinhões :p ) que colocávamos no forno do fogão para ajudar a abrir e depois retirávamos os pinhões. Era garantido que ficávamos todas pretas e que metade dos pinhões, que deveriam ir para os mexidos, iam directos para a barriguita! O cheiro a resina das pinhas, misturado com o cheiro a canela é para mim o cheiro do Natal!! Que saudades…

As prendas só se abriam dia 25, não eram trazidas pelo Pai Natal. Lá em casa era o menino Jesus que as trazia…na manhã do 25 a primeira a acordar ia a correr chamar as outras 2 para abrir as prendas (nunca soube onde a minha mãe e o meu Padrinho escondiam as prendas). Era uma alegria tão genuína! Presentes abertos e toca a preparar para a missa de Natal, no fim visitávamos o presépio movimentado lá da paróquia. A tarde era reservada para passear com a mãe pelos muitos presépios que havia (e há) na cidade.

Alguns, poucos, Natais ainda foram passados no Samão, mas aí era tudo muito diferente. Embora goste mesmo muito de ir ao Samão e de lá estar, nunca gostei de lá passar o Natal, não era a mesma coisa. E nem o manto branco da neve compensava um Natal fora de Braga!

Fomos crescendo e alguma da magia foi-se perdendo, algumas pessoas deixaram de vir à Ceia de Natal, outras foram ter com Ele e deixaram-nos as saudades. Mas continuo a gostar do Natal, continuo a gostar tanto de estar com a família, da azáfama, dos cheiros, das emoções. Talvez um dia, quando houver netos a magia do Natal retome todo o seu esplendor!

Esta vai ser a minha primeira ceia de Natal sem a minha família de sangue mas também vai ser o primeiro Natal com a minha “nova” família! Não estou triste por não estar com eles na Ceia, é obvio que gostaria de estar e o ideal era juntar toda a gente lá em casa, mas como não é possível tenho de viver da mesma forma esta nova realidade e o Natal continuará a ser Natal!
Fico mais triste por saber que a minha mãe vai sentir muito mais a minha falta…e para ela será o primeiro Natal sem as suas 3 filhas juntas.

Agora vou-me deixar de lamechices e preparar o Natal. Tenho 1001 coisas para fazer e amanhã ainda é dia de trabalho. Decidi fazer uns presentinhos caseiros e ainda nem comecei.
Quero fazer umas caixinhas em papel e colocar lá dentro trufas de chocolate e bombons de côco. Tenho ainda um bolo de chocolate para fazer, 2 bolos rainhas (que vão levar uma pitadinha de chocolate) e sonhos, por isso hoje saio à horinha e mãos à obra!!
Para os meus tesouros comprei umas latinhas gourmet que eles adoram :) mas que só comem em ocasiões especiais!

Se não nos virmos antes, um Santo e Feliz Natal na companhia de quem mais amam. E que o Natal seja um momento de alegria, amor e partilha!

FELIZ NATAL PARA TODOS VOCÊS

Este é o nosso presépio, feito por nós no ano passado :) O musgo não é verdadeiro mas disfarça bem :p
Gosto muito dele, porque além de ter umas figuras fofissimas, faz-me lembrar os presépios tradicionais e foi feito por nós com muito amor e dedicação (e paciência...muita paciência).

22 comentários:

Me disse...

E essas recordações são o melhor! Agora é tempo de criares as tuas novas recordações, com certeza tão felizes como estas que descreveste!

Feliz Natal!

Bisouxxx

Unknown disse...

A Melhor mensagem de Natal
É aquela que sai em silêncio dos nossos corações
E aquece com ternura
Os corações daqueles
Que nos acompanham na nossa caminhada pela vida...

Desejo votos de um Natal com muita Paz e Harmonia...
E um Ano Novo repleto de alegrias...


Bjs

Elisabete disse...

REvi-me num pedaço do teu post. Os meus Natais também eram muito especiais. Tenho a sorte de continuar a poder passá-lo com os meus pais e por isso tudo é uma delícia. Beijinhos e Bom Natal.

L de Leão disse...

O Natal tb é muito especial para mim e será complicado quando tiver que ser diferente.

Um Natal muito feliz :)

disse...

é por isso que gosto tanto do natal... é pelas memórias dos natais da minha infancia.
não lhe dou valor nenhum ao natal religioso e para mim o natal não é a comemoração do nascimento de jesus... para mim o natal é uma tradição onde se junta a familia TODA num belissimo e animadissimo jantar.

disse...

PS - Feliz Natal!

Maria Maia disse...

Já te desejei, mas Feliz Natal-
bjssssssssssss

Agridoce disse...

Desejo-te um Natal muito feliz! Vai ser diferente, mas vai ser também especial, com certeza :)

Um beijinho!

Missy disse...

Olá amiga, venho agradecer a visita e desejar um santo e feliz Natal, para ti e os teus familiares.

bjka

Anónimo disse...

Ana, desejo-te um feliz e santo Natal! Beijinhos doces*****

Anabela disse...

Um feliz natal para ti tambem,cheio de alegria e saude,bjs

Patanisca disse...

Que mensagem tão bonita, gostei muito :) um Feliz Natal para ti também. Beijinhos.

Paladares da Isa disse...

Desejo-te um feliz Natal cheio de coisas boas e uma mesa bem farta!!!!!


Beijos grandes

Clara disse...

Bom Natal tb para ti. O meu Natal tb vai ser fora, pela primeira vez, em 28 anos, vou estar sem os meus pais na noite... mas a vida é mesmo assim, temos de ser uns pelos outros e o que é que nós não fazemos pela nossa cara metade???

Beijinhos e mt paz!

Helena disse...

Ana
Um Feliz Natal!

Brida disse...

Feliz Natal! :)

Marina disse...

Espero que, embora diferente, este Natal tenha sido também muito feliz!
Continuação de Boas Festas!
Beijinhos!

luarte disse...

Obrigada por teres partilhado connosco tantas recordações e memórias. Enquanto te lia, o meu coração tabém ia aquecendo ao calor das tuas palavras tão cheias de amor e emoção.
Espero que o teu Natal tenha sido muito feliz :)
Beijinhos muito queridos para ti.

Smsn-artes e ideias disse...

continuação de boas festas!!!

smns.artes

Ana Rita disse...

o presépio ficou muito bonito.

espero que tenhas passado um óptimo natal.

bjs

moranguita disse...

espero que mesmo longe da tua familia de sangue tenha sido um natal em grande.
umas boas entradas no novo ano que se avizinha
beijinhos

Cininha disse...

Vim cuscar o teu natal e é verdade que as história são semelhantes, deve ser da idade hehe também me revejo nas tuas recordações e também eu tenho saudades do natal de criança e já crescida em que a familia estava toda e com saúde e principalmente unida em volta da avó
bjinhos e bom ano 2010