quinta-feira, 26 de maio de 2011

Frango Teriyaki

Hoje fiquei preocupada contigo…não uma preocupação pela tua saúde ou pelo avanço do tratamento, mas uma preocupação contigo, com o que te vai na alma e no coração.
Não posso dizer que compreendo o que estás a sentir, porque não compreendo...ninguém pode compreender até passar pelo mesmo, não é?
Também não sei o que devo fazer para te ajudar a ultrapassar/lidar/aceitar isto.
E esta impotência deixa-me triste comigo mesma…se soubesses como gostava de conseguir fazer alguma coisa.

Há falta de melhor, deixo-te esta receita.
Devias experimentar, é efectivamente muito boa e uns fritos muito de vez em quando não fazem mal a ninguém, bem pelo contrário, fazem-nos bem porque deixam o nosso estômago feliz!! :)
Além disso tem duas grandes vantagem: não é doce e tem muitas calorias.

Por falar em calorias, eu que não gosto de iogurtes ando viciada nos iogurtes de chocolate da leiteira. Oh pá…são mesmo, mesmo bons, só é pena que cada copo tenha a módica quantia de 205 kcal. Ah! E depois dá para aproveitar os copinhos de vidro para colocar velas :) são mesmo jeitosinhos. Tens de experimentar.

Mas voltando à receita. Retirei-a de uns dos primeiros blogues de culinária que visitei – As Receitas da Filipa. Gosto muito das receitas dela e quando vi esta pela primeira vez fiquei logo com vontade de a fazer! Ela chama-lhe Frango em Polme de Cerveja, eu chamo-lhe Frango Teriyaki só para ser diferente (embora o faça quase sempre com molho de soja, porque não encontro com facilidade o molho teriyaki). Faz (obviamente) lembrar os sabores da comida oriental e isso é bom!

Vamos à receita?



Ingredientes:
4 peitos de frango
2 c. de sopa de molho teriyaki (quando não tenho uso molho de soja)
2 c. de chá de sumo de limão
1 c. de chá de açúcar
1 chávena de chá de farinha
1/4 de chávena de chá de sementes de sésamo
1 chávena de chá de cerveja branca
sal e pimenta q.b.
rodelas de limão
2 dentes de alho picados

Preparação:
Tempere os peitos de frango com sal e pimenta. Espalhe por cima deles os dentes de alho picados assim como algumas rodelas de limão. Deixe marinar durante 30 minutos a 1 hora.
Prepare o polme: Num prato fundo, junte o molho teriyaki com o sumo de limão e o açúcar e mexa até que este se dissolva. Adicione a farinha e as sementes de sésamo e vá deitando aos poucos a cerveja, mexendo sempre até que fique bem misturado.
Retire os dentes de alho e as rodelas de limão de cima dos peitos de frango e passe-os pelo polme, até que fiquem totalmente cobertos por ele.
Frite em óleo bem quente até que fiquem dourados de ambos os lados. Retire e coloque a escorrer sobre papel absorvente. Sirva de seguida.

1 comentário:

moranguita disse...

e daquelas receitas que conforta qualquer um num moemnto menos bom. adoro. beijinhos